terça-feira, 8 de março de 2022

Mostruário da Madeira

  

Este mostruário de pontos de bordados da Ilha da Madeira veio do outro lado do Oceano. Foi-me oferecido pela minha amiga Nina Sargaço, brasileira, e grande admiradora do nosso país, que a pandemia impediu de nos visitar nos últimos anos.

Conhecia-a apenas por telefone na sua última vinda a Portugal, quando comprou o meu livro “Vestir a Mesa”. Gostou tanto da minha obra que decidiu pedir o meu contacto e falámos sobre os nossos interesses comuns, neste caso no campo das artes manuais têxteis. Nunca nos chegamos a encontrar pessoalmente mas ficámos sempre em contacto frequente, sobretudo através do Facebook. Devo-lhe ter tornado mais abrangente a expressão “amigos do Facebook”, provando que muitos destes se podem tornar amigos na vida real.

 

A Nina Sargaço é uma mulher extraordinária, dinâmica e determinada, que tem em sua casa um museu dedicado à moda e às artes manuais têxteis em geral. Protege os vários objectos perdidos relacionados com este mundo, lavando-os e dando-lhes vida, bem com os catálogos, que restaura e objectos relacionados com a costura e os bordados, preservando-os.

Partilhamos em comum este gosto pela preservação do património, com a grande diferença de que ela tem uma “casa elástica” (digo eu), que lhe permite uma exposição dos objectos, enquanto eu tenho uma “casa armazém”, que se espalha por outros armazéns.

Mas hoje quero agradecer-lhe publicamente este mostruário que mandou fazer no Brasil, um para ela e outro para mim, com os pontos de bordados da Madeira, retirados de um livro sobre o mesmo tema que adquiriu. De resto, na sua cabeça, não há distinção entre os vários bordados, independentemente da nacionalidade e é com orgulho que mostra toda a influência portuguesa nesta área em que somos tão ricos.

Como nós os portugueses nos esquecemos disso, que somos dos países com mais variedades de rendas e bordados, fico orgulhosa que a minha esta amiga brasileira o tenha percebido de forma mais clara que qualquer um de nós. Obrigada Nina Sargaço!

---------------------

PS. Visitem o seu Facebook e os filmes no Youtube.

Sem comentários: