segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Ementas Vazias

O confinamento tem destas coisas: fecha-nos horizontes mas abre-nos outras visões. A organização de livros e papéis faz-nos descobrir pequenos “tesouros” que estavam perdidos. Passou-se agora com estas ementas, amontoadas em caixas, à espera de vez para entrarem em dossiers.

Chamo-lhes ementas vazias, porque nunca chegaram a ser preenchidas. Neste caso eram ofertas de casas comerciais de vinhos que publicitavam assim os seus produtos. Concretamente dos Vinhos da Madeira Izidro e dos Vinhos de Colares. Em ambos os casos não está identificado o seu autor. Foram feitas no Porto, a primeira na Litografia Maia e as segundas na Litografia Nacional.

Destas últimas existem outros modelos que se encontram já arquivados e não digitalizei ainda. Presumo que sejam da década de 1930-1940, a avaliar pelo grafismo e pelas citações datadas que nelas se encontram.

Cartaz vendido em Bestnet

Quanto ao primeiro que publicita o Vinho da Madeira Izidro, data de 1935, como o comprova um cartaz publicitário idêntico que foi leiloado e onde se podia ver a assinatura de Carlos Carneiro.
Foto tirada do Blog Cafeteria Portuguesa
Foi também esta imagem a usada na placa identificativa do Café Carioca, que existia na Rua da Escola Politécnica, à porta do referido café  e que já desapareceu.

Sem comentários: