Esta fotografia enternecedora,
e ao mesmo tempo surpreendente, foi transformada em postal ilustrado e representa
dois irmãos-de-leite em Angola, em 1932, no Vicariato de Huambo. O espantoso é
que um é uma criança de raça negra e o outro uma cabrinha de tenra idade. Ambos
sem mãe que lhes desse leite foram alimentados com o leite existente na garrafa
que se encontra entre eles.
A legenda, na face posterior
do postal é clara: «Dois irmãos de leite. Vicariato do Huambo, 1932». Esta
designação de irmãos-de-leite, isto é, irmãos não consanguíneos a que eram
atribuídos laços de familiaridade pelo facto de serem amamentados pela mesma mulher,
também era conhecida por «irmãos colaços». D. Francisco Manuel de Mello, na Feira de Anexins, usa-a com esse sentido
(p. 30).
Mãe preta. Fotografia tirada da internet |
No Brasil essa função competia
muitas vezes às escravas negras e mais tarde às criadas que haviam tido filhos.
Gilberto Freyre, em Casa-Grande &
Senzala, refere-se a esse facto que considerava explicar «muito do pendor
sexual que se nota pelas mulheres de cor, por parte do filho-família, nos
países escravocratas». Mas este hábito foi usado em muitos países e cortes
europeias, facilitando assim maternidades mais precoces (a amamentação impede a
fertilização) e uma maior liberdade da mulher de sociedade.
Em oposição situava-se a «ama-seca»
expressão aplicada à mulher que trata das crianças, sem as amamentar.
Ama-de-leite. Fotografia tirada da internet |
Para enquadrar esta imagem
quero acrescentar que a informação sobre este Vicariato e a Acção Missionária
Angolana na região do Huambo é escassa antes de 1940. Há referência a um
Seminário de Caála no Huambo, fundado em 1921 sob a responsabilidade do Padre
Joaquim Alves Correia. Em África as várias estruturas missionárias religiosas foram
afectadas pela implantação da República em 1910 e estes missionários deixaram
de ser considerados funcionários públicos. Em 1921 um Decreto do Ministro das
Colónias, Rodrigues Gaspar, enquadrou os missionários na sua função, sendo
utilizados pelo Estado para fins civilizadores, mas dependentes da Igreja
católica e da sua disciplina. No entanto apenas em 1926 seriam publicados o Estatuto Orgânico das Missões Católicas
Portuguesas em África.
Irmãos-de-leite. 1883. Foto tirada da internet. |
No Huambo os missionários, em
especial os padres da Congregação do Espírito Santo, exerceram a sua acção sobretudo
sobre os Ovimbundu, com uma expansão agrícola regional na década de 1920, que viria
a decair na década de 1940 com as fazendas mais produtivas a tornaram-se
propriedade dos colonos brancos.
Na década de 1930 o Huambo
ainda era o paraíso, com irmãos-de-leite diferentes a partilharem o leite de um
outro animal desconhecido.
-------
Bibliografia:
LECOMTE Padre Ernesto, (1937 -
6.ª edição), Cartilha da doutrina cristã
em portuguez e mbundu. Huambo, Tipografia da Missão.
DULLEY, Iracema, «Cristianismo
e distinção: uma análise comparativa da recepção da presença missionária entre
os «Ovimbundu» e os «Ovakwanyama» de Angola », Mulemba [Online], 5 (9) | 2015, consultado a 16 abril 2019 em
http://journals.openedition.org/mulemba/404 ; DOI : 10.4000/mulemba.404
MELLO, Francisco Manuel de, (1875).
Feira dos anexins obra posthuma de D.
Francisco Manuel de Mello / ed. dirigida e revista por Innocencio Francisco da
Silva. Livraria de A.M. Pereira: Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário