sábado, 19 de janeiro de 2019

Toalhas e guardanapos...

Toalhas e guardanapos, a forma como “vestimos a mesa” deu um livro

Alexandra Prado Coelho, Jornalista

Parece um assunto doméstico, mas a história dos tecidos que  colocamos entre a mesa e os pratos cruza-se com a história da economia e da sociedade. Ana Marques Pereira seguiu as pistas dos panos que, ao longo dos séculos, têm vestido as mesas.
Falamos muito do que se coloca em cima da mesa – da comida, em primeiro lugar, mas também, e cada vez mais no universo do fine dining, da louça, dos talheres. Há, no entanto, um elemento que tende a ficar esquecido: as toalhas. Juntamente com os guardanapos, as tolhas são hoje os parentes pobres em muitas mesas. Muitos restaurantes optaram mesmo por prescindir delas, preferindo o contacto directo com a madeira (ou outro material). E, em casa, as boas toalhas geralmente só saem das gavetas em dias de festa.
Foi precisamente para as modas que, ao longo dos tempos, ditaram a forma como se “veste a mesa” que a investigadora na área da alimentação Ana Marques Pereira se propôs olhar. O resultado é Vestir a Mesa, um livro de peso, com uma recolha de imagens excepcional e um trabalho de pesquisa como nunca antes tinha sido feito sobre este tema que, sendo do quotidiano, vai da arte à indústria..........
-----------------------------------------------------------------------
Parte da crítica da jornalista Alexandra Prado Coelho publicada hoje no «Fugas« do Jornal Público (19-1-2019), que muito me agradou. Obrigada.

Sem comentários: