segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Das coisas simples – 02

Encontrei, no meio de uns papéis, esta folha de calendário. Não sei a quem pertencia, mas suponho que a uma jovem dona de casa no início da sua vida conjugal.

O calendário não tem data, mas, a avaliar pelo tipo de letra, deve ser dos finais dos anos sessenta, início dos anos 70.

Terá sido guardado por causa da imagem das aves, mas no meu caso o que me interessou foi o registo das ementas programadas. Muito repetitiva, e com predomínio de carnes, onde sobressaem os bifes, havendo mesmo semanas em que estes eram comidos em três dias da semana. Na descrição encontramos apenas referência ao elemento principal, estando ausentes legumes ou saladas.

Encontram-se registados os nomes dos pratos de almoço e do jantar, sendo estes em menor número, fazendo adivinhar refeições no exterior ao fim do dia.

Não há menção aos acompanhamentos e a confecção é extremamente simples, com fritos, assados e alguns cozidos.  Enfim, uma dieta monótona, repetitiva e de quem se esforçava por organizar as refeições, mas que tinha ainda poucos conhecimentos de culinária. Oxalá as coisas lá em casa tenham melhorado!


Sem comentários: