Na
primeira metade do século XX uma das formas de publicidade era feita em leques
de papel. Este leque publicitário ao Champagne Mercier foi feito em Paris por
um lequeiro J. Ganné, representante de uma indústria que teve grande divulgação
em França a partir do século XVIII.
O Champagne Mercier era
produzida por uma casa de champanhe fundada em Epernay em 1858 por Eugène Mercier
(1838- 1904 ). O seu proprietário tinha 20 anos quando se lançou nesta aventura
que foi coroada de sucesso.
Uma das suas preocupações
foi precisamente com a publicidade de que foi um pioneiro. Foi ele que
encomendou aos irmãos Lumière o primeiro documentário publicitário de sempre
sobre a evolução da uva até ao champanhe, que foi apresentado de Exposição
Universal de Paris de 1900.
No ano anterior tinha já
apresentado um barril enorme que ganhou o 2º prémio na exposição e que ainda
hoje se pode ver na casa mãe. Dele saía champagne da sua produção que os
visitantes da exposição podiam experimentar.
Imagem tirada da Internet |
As suas ideias para a
divulgação do seu produto eram sempre revolucionárias, como a de oferecer
champanhe para ser degustado a bordo de um balão fixo que se encontrava a 300
metros de altura.
Imagem tiradada internet |
Visto assim, este leque, com
características Art Deco, até parece um ideia simples.
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