Em 15 de maio de 1895 o novo
proprietário, Victor Lestage, anunciava a mudança de mãos de um dos principais
hotéis de Cascais.
Na segunda metade do século
XIX surgiram nesta vila alguns hotéis como o Hotel União, que pertencia a Bernardo Soutelo
e o Hotel Lisbonense também conhecido por Hotel Neto, do nome do seu
proprietário. No final do século, em 1893, existiam o Lisbonense, o Globo e o Central.
No Anuário Comercial de 1894 surge referido o Hotel Bragança pela
primeira vez. Na realidade não era um novo hotel. Tratava-se do Hotel Central
que pertenceu a Felice Petracchi que o vendeu a Victor Lestage, que então lhe
terá alterado o nome.
Cascais no final do Século XIX |
Neste papel de propaganda, o
novo proprietário informava que o hotel estava muito bem localizado, embora não
mencionasse o local, mas dizia ter magníficos quartos com vista para a baía. No
que se refere à alimentação não deixou o novo dono cair a boa fama que
Petracchi tinha dado ao restaurante do Hotel, havendo referências que continuavam
a ser bem servidos os fregueses.
As refeições podiam ser
servidas em reservados, para quem desejasse, na sala de jantar ou mesmo no
exterior no jardim. No restaurante servia-se «à la carte», isto é, por escolha
da lista, mas tinha também «meza redonda». A mesa redonda era um tipo de
serviço com hora e prato fixo. À hora determinada, no caso deste restaurante às
6 horas da tarde, era servido um prato já confeccionado, igual para todos. A
expressão mesa redonda significava que as pessoas se sentavam todas numa mesma
mesa, à medida que iam chegando, mas podia não ser assim. O preço era fixo e no
restaurante do Hotel Bragança era de 600 réis ao almoço, incluindo meia garrafa
de vinho, e de 800 réis ao jantar.
Em 1907, no «Manual do
Viajante em Portugal», Cascais era referida como uma pequena vila cuja
importância lhe advinha de ser o balneário marítimo da sociedade elegante de
Lisboa e nele vinha mencionado o Hotel Bragança, seguido do Central e do Globo,
e confirmando que ainda existia.
Não me foi possível
encontrar alguma foto do hotel para ilustrar o texto, mas voltarei ao tema para
explicar porque razão se deu esta transferência de propriedade.
2 comentários:
A Sociedade de Propaganda de Portugal tinha acabado de ser fundada no ano anterior, 1906 a 26 de Fevereiro cuja sede de situava no Chiado em Lisboa com o intuito de promover, dar a conhecer e desenvolver o Turismo em Portugal que começava a florescer por esse país.
Carlos Caria,
Agradeço a sua visita e o comentário. Se imaginassem o que o Turismo ia ser em 2015....
Um abraço
Enviar um comentário