segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O pudim instantâneo Freeman

A Freeman & Hildyard, foi uma empresa inglesa especializada na fabricação de produtos alimentares como geleias, fermento, pudins,  sopas, biscoitos para cães, etc.
Estas caixas da marca Freeman, encontradas em Portugal, continham pó para pudim instantâneo de baunilha. Para fazê-los bastavam 5 minutos e a adição de açúcar e leite. Supõe-se, como acontece com outros similares, que bastava levar a mistura ao lume, deixar engrossar e depois de arrefecido obtinha-se uma mistura com a consistência de um pudim. Para além deste sabor, o pudim eram era vendido também nas variedades de: amêndoa, limão, pêssego, nectarina, chocolate, morango e framboesa.
Uma publicidade publicada em 1883 mostrava um diálogo entre uma visita, a srª Murray Fleming, que perguntava à srª. Granville, a dona de casa, quantos ovos tinha usado no pudim. Esta respondia divertida: «Nenhuns ovos e nenhuma farinha».
No final do século XIX estavam na moda os pudins e as geleias, como o atestam as múltiplas formas utilizadas. A confecção destas sobremesas com pós instantâneos revelou-se mais barata e fácil e este tipo de pudim foi um sucesso.
De entre os outros produtos comercializados por esta firma destacamos o fermento em pó (“baking powder”) usado no fabrico do pão e em pastelaria e a sopa em pó, como a de tartaruga, considerada como um prato de luxo.
Ambas as caixas apresentadas são feitas em papelão forrado a papel e na face superior estão decoradas com gravuras ao gosto do século XIX, circundadas por um cordão dourado, que lhe dão um aspecto de trabalho manual. 
Apresentam nas faces laterais reproduções das várias medalhas de ouro obtidas por esta marca. Podemos ver um medalha ganha em Londres em 1873, seguida de um outra em 1881. No ano de 1884, ganharam duas medalhas de ouro: uma na Health London e outra no Crystal Palace. A última medalha mencionada na embalagem foi ganha em 1888, novamente em Londres.
Isto coloca-nos estas embalagens no final do século XIX, quando a empresa se designava Freeman & Hildyard e se encontrava em Henry Street, Gray’s Inn Road. Mais concretamente podemos dizer que datam de 1888 ou do início de 1889 porque uma notícia surgida no jornal «The London Gazette», publicada em 16 de Abril de 1889, anunciava o fim da sociedade de Whiteman George Freeman e de George Herbert Hildyard, como fabricantes dos vários produtos já mencionados da firma “Freeman & Hildyard” e da “Aple and Co.”.

A marca Freeman & Hildyard passou depois para a posse da Watford Manufacturing Co Ltd, que manteve a produção. Em 1908 ainda se encontrava em laboração uma vez que surge o nome Freeman & Hildyard, mencionado num livro comercial designado “Kellys Directory” como sendo pertença da Watford Manufacturing Co. Limited, em Callowland, Watford. 
Embora não tenha sido o primeiro pudim instantâneo, estes surgiram em meados do século XIX, é seguramente um dos pioneiros da indústria alimentar.



Sem comentários: