domingo, 23 de abril de 2023

Decorações de cozinha “Português suave”

"Azulejo" de plástico

Pareceu-me adequado para comemorar o 25 de Abril relembrar um conjunto de decorações de cozinha, que deve datar da época de 1950.

Na época, existia um gosto pelas imagens populares, neste caso, um casal dançarino regional, reproduzidas num material moderno como o plástico ou a melanina. O quadro em plástico assemelha-se a um azulejo, então numa apresentação actualizada.

Quadro em melamina pintado à mão
 Quanto ao prato, apresenta-se pintado à mão por algum habilidoso, usando como base um material recente, usado na altura em várias cores e modelos, que então fazia as delícias das donas-de-casa modernas. Lembro-me de existir em minha casa uma molheira espantosa em melamina, de forma cónica, cor de laranja, acoplada a uma base circular amarela. Era um sucesso de modernidade.

Pequena floreira em ferro-forjado e barro pintado

A este juntavam-se dois suportes de pequenos vasinhos, feitos em ferro forjado retorcido. O seu interior devia ser preenchido com as também recentes flores em plástico, alindando assim o espaço das cozinhas. 

Por último uma imagem religiosa colocada numa pequena janela (ou oratório) com telheiro, igualmente em ferro forjado e que na base apresentava uma pequena cavidade destinada a florinhas de plástico.

Objectos hoje desprezados, fizeram na época o encanto e a alegria de muitas cozinhas portuguesas. Recupero-os hoje, apropriadamente, como símbolos de uma portugalidade simples.

Sem comentários: