A casa de vinhos Ramos Pinto foi fundada em Gaia em 1880 e ao longo da sua história apresentou sempre uma preocupação com a divulgação dos seus produtos, que logo nessa data se destinavam à exportação, com relevo para países da América do Sul, como o Brasil.
Adriano Ramos Pinto nas suas viagens a França apreendeu a importância da publicidade através dos cartazes. São conhecidos os interessantes cartazes dos finais do século XIX, em estética Arte-Nova, feitos para publicitar os vinhos do Porto da sua firma. Para isso escolheu os melhores desenhadores de cartazes estrangeiros de onde se destaca Matteo Angello Rossotti, Leonetto Capiello e um outro italiano de origem Sérvia, chamado Leopoldo Metlicovitz. Artistas portugueses como António Carneiro, Ernesto Condeixa e Roque Gameiro contribuíram também com a sua arte para a realização de várias imagens.
Para além dos cartazes houve uma preocupação com o grafismo dos rótulos e com a emissão de postais publicitários, alguns dos quais alusivos aos países a que se destinava a exportação como aqueles que apresentam imagens do Brasil ou publicidade em francês.
Este folheto que aqui se apresenta é mais tardio e apresenta receitas feitas com vinho do Porto Ramos Pinto. Presumo que se trate de um livrinho da década de 1930-1940, uma vez que no lote de vinhos apresentados se destaca o vinho do Porto «Jubileu» lançado em 1930 para festejar os 50 anos da empresa.
O folheto não tem os desenhos assinados e foi feito pela Litografia Nacional do Porto. Antes das receitas surge uma pequena introdução onde se realçam as qualidades do vinho do Porto e se constate que as preocupações com a exportação para países estrangeiros tinham levado a uma fraca penetração deste produto no mercado nacional.
Para reparar essa lacuna apresentavam 50 receitas sobre a maneira do utilizar esta bebida que usando as suas palavras iriam «deliciar os paladares mais requintados».
Seguiam-se receitas de cocktails, de sopas, peixes, carnes, molhos e doces em que o vinho do Porto tinha lugar.
Algumas das receitas tomavam o nome do fundador, como o«Souflé Adriano», o «Creme de Vinho do Porto Ramos Pinto» ou o «Bolo Mr. Pinto».
Um aspecto menos conhecido da actividade publicitária da firma Ramos Pinto que aqui se dá a conhecer.
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