Não resisti a este pequeno livrinho publicitário da Omega, editado em 1912. O título, muito apelativo para este blogue, transforma-se na verdade numa história de fadas adaptada a uma realidade moderna que nos enfatiza a força da publicidade e nos afasta do tema.
O livreto publicitário intitulado
Five O'clock Tea foi escrito em francês por Jean Richepin (1849-1926),
um prolixo autor e ilustrado por Maurice Lalau (1881-1961), com um apuro
estético belíssimo.
Conta-nos uma história cujos protagonistas são a pequena Didi e o gnomo Exacto. Pelo meio entra a figura do médico de família que aconselha a avó da pequena Didi que, enfeitiçada pelos contos de fadas, as deseja ver. Queixando-se de que estas figuras só apareciam quando ela estava a dormir combinam um chá (five o' clock tea).
O médico fala-lhe no progresso e de como os gnomos as representam, em especial um gnomo novo que diz as horas exactas. Criando um ambiente feérico, com fumos e luzes, apresenta o coração do gnomo, um coração em metal. E a pequena Didi acreditava ver todos as personagens que povoavam os contos dos seus sonhos, no seu five o’clok tea, presentes à hora marcada.
Intervalando a história surgem
folhas com imagens dos belos relógios e, no final, uma representação da fábrica
Omega. Destinado a ser distribuído pelos vendedores da marca mostra-nos como a
publicidade era abordada no início do século passado. Mais uma forma de vender
sonhos, para crianças e adultos!
Sem comentários:
Enviar um comentário