sábado, 4 de março de 2023

Das coisas simples 03: Papel de embrulho

 

Foi há vários anos atrás que me comecei a interessar por papel de embrulho. A primeira vez que olhei para um foi nas Caldas da Rainha, numa pastelaria antiga que hoje já não existe. Vendiam cavacas e outros doces regionais e valia a pena lá ir. Acabava-se sempre por trazer um pacote que, na altura era ainda embrulhado em papel. Com o fundo branco, apresentava o nome de estabelecimento, entremeado com quadrados onde alternava a imagem de um menino e de uma menina. Perguntei o significado e o dono explicou-me que tinha sido o pai que tinha introduzido a fotografia do filho, ele próprio, agora à frente do negócio, enquanto a menina era a imagem da irmã.

Fiquei encantada, pedi uma meia folha à parte e comecei assim a minha colecção (?) de papéis de embrulho. Tenho vários temas mas os meus preferidos são os papéis de pastelaria.

Este, que agora apresento, vinha a embrulhar umas peças de louça compradas numa feira. Muito amarrotado, apresentava rasgões e pedaços de fita cola antiga. Foi endireitado, passado a ferro, retirada a fita cola e restaurado com fita apropriada. Tal como eu faço com outros documentos.

Também tem direito à vida. E cá está ele todo contente e bonito. Não é o mais vistoso dos papéis, mas corresponde a uma época, anos 50-60 em que eram muito frequentes imagens do país, das regiões e dos costumes.

Voltarei ao tema.

Sem comentários: