|
Parece-me que há 10 anos que não como um bocado de porco. Simplicissimus. |
Dificilmente associamos o
humor à guerra e à fome. Foi contudo uma das estratégias usada durante a I Grande
Guerra como forma de propaganda da guerra, tanto pelos alemães como pelos
aliados.
|
Os dias sem carne seriam suportáveis...se houvesse carne nos outros dias. Simplicissimus. 1915 |
Foi a primeira vez que se formaram grupos organizados ou associações que
tinham como fim tornar as massas populares mais receptivas à ideia da guerra e
minimizar a visão negra que dela tinham as populações envolvidas.
|
Que se passa? É horrível! Sonhei que tinha perdido o meu cupão de cerveja. |
Os meios utilizados para
manter a opinião pública do lado dos decisores políticos foram variados, em
especial o uso de cartazes, de postais e a divulgação em revistas e jornais.
Este assunto
pouco actual foi-me suscitado pela leitura de um livro sobre este tema,
designado «Peints para eux-mêmes» e com legendas em quatro línguas: inglês,
italiano, espanhol e português.
O título retoma
um anterior «Les Français peints par eux-mêmes» que tinha como subtítulo «Enciclopédia
moral do século XIX», um conjunto de livros com início de publicação em 1839,
mas que nada tem a ver com ele.
|
Gretchen faz-se fotografar diante de acessórios em cartão para o noivo na frente não suspeitar da escassez de víveres. |
O mais
interessante do livro é presença de um carimbo de pertença do “Comité de Propaganda
Aliadófila” que se situava em Lisboa na Rua de Campolide, nº 146, 2º. Sobre
esta associação, que existiu em vários países, nada consegui saber, o que não
deixa de ser curioso.
|
O talhante Schinagel corta o seu primeiro nabo |
As gravuras
apresentadas reproduzem imagens publicadas em jornais e revistas de vários países,
nos anos de 1915 e 1916, e entre eles saliento as publicadas na revista alemã Simplicissimus. Nesta revista, de grande
qualidade gráfica, publicaram os seus textos escritores como Thomas Mann e
Rainer Marie Rilke e ilustradores famosos.
Esta associação guerra
e humor estava tão divulgada que, em 1917, em plena guerra, no Salon des
Humoristes de Paris, o tema da exposição foi "A guerra e os
Humoristas".
|
Miau. 10 de Março de 1916. Leal da Câmara |
Para acompanhar
o texto fui buscar algumas imagens nacionais como as ilustradas por Leal da
Câmara para a revista «Miau», em 1916. Nesse ano a legislação nacional alterou-se
terminando a liberdade de imprensa no que respeitava às notícias da guerra, situação
que se manteria até 1919 quando regressaram ao país os soldados portugueses que
tinham partido para França e entre os quais se encontrava o meu avô.
|
Miau 1916. Ilustração de Leal da Câmara |
Sem comentários:
Enviar um comentário