quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vamos à lua

 No dia em que o homem caminhou pela primeira vez na lua, em 20 de Julho de 1969, eu estava sentada em frente ao televisor, com as minha primas para ver as imagens históricas. Como eu milhares de pessoas em todo o mundo aguardavam com expectativa esse momento mágico, a preto e branco, em que Neil Armstrong deu os primeiros passos. Lembro-me perfeitamente da minha tia Olinda que mal olhou para as imagens, porque nunca acreditou em nada naquilo.
A ideia de o homem ir à lua era antiga. As imagens da lua em quarto minguante foram, sobretudo no século XIX, um apetite para a imaginação do homem. Utilizadas em postais e cartazes publicitários contam-se pelas centenas.
 O que eu não sabia é que os portugueses estavam tão bem informados. John Kennedy só em Setembro de 1962, faria o famoso discurso em que disse: «Escolhemos ir à Lua» e que foi aproveitado pela Omega para fazer publicidade.
Em 8 Janeiro de 1960 o proprietário da «Fábrica de Tecidos da Mata», que se  situava na freguesia de Caldas de S. João em Guimarães requereu o registo de um desenho industrial para a barra de uma toalha em que estava escrito «Vamos à Lua».
Nunca vi nenhuma dessas toalhas e duvido que tenham tido grande venda. Fiquei contudo impressionada com a ideia. Como é que alguém pensou que no Portugal de 1960 se iam vender toalhas com aqueles dizeres?. Só se fosse algum lunático, mas esses não compram toalhas.

Sem comentários: