O seu lançamento foi feito em 1955 pela empresa Lever, hoje conhecida por Unilever. Até então as donas de casa usavam sabão em barra para lavar a roupa e foi necessário incutir-lhes a ideia da eficácia desta forma alternativa de lavagem.
Para isso foram usados argumentos que passavam pela transmissão da ideia de que a lavagem era fácil. Tão fácil que nem era preciso esfregar.
Embora inicialmente tivesse sido lançado para roupa delicada, as campanhas passaram depois a ter como indicação toda a roupa de casa. Foi assim que surgiram na publicidade crianças e homens. Estes últimos para mostrar a brancura das suas camisas. A frase «OMO lava mais branco» foi extraordinariamente feliz e ficou na memória de todos.
Imagem retirada de Santa Nostalgia
A publicidade foi feita em jornais e revistas e, a partir de 1964, pela televisão.
Mas para além destas campanhas publicitárias, a aquisição do detergente era incentivada por ofertas de objectos para o lar, a troco de tampas e algum dinheiro. Eram os chamados “brindes OMO”.
Foi assim que em 1959 forma oferecidos baldes de plásticos, em 1960 panos de cozinha e cestos para roupa, fundos, para a roupa lavada recolhida e planos para a roupa passada a ferro, de que tenho uma exemplar de cada, em plástico encarnado.
Foi em 1961 que foram oferecidas as facas de cozinha como a apresentada, que felizmente se encontra ainda na caixa. Como se pode ler no exterior da embalagem, o cabo era efeito em melamina. Existiam também com cabos pretos e penso que em branco, mas sobre estas ultimas não estou certa.
Em 1963 foram oferecidos tabuleiros para o forno e em 1965/1966, colheres de chá, pratos e facas com cabo de plástico. As caçarolas com cabo comprido preto são também um brinde desta época e ainda hoje tenho uma a uso.
Em 1970 foram panos do pó, tabuleiros e pegas. Devo dizer que destes brindes não tenho qualquer recordação. Algumas das informações aqui referidas, em especial as que dizem respeito a datas, foram obtidas a partir de um estudo de caso, de que desconheço o nome do autor, publicado em Publicitor, pp 60-64, e acessível em http://tvsabao.no.sapo.pt/estudos.htm e que poderão consultar se desejarem saber mais pormenores.
4 comentários:
Adoro estes brindes:) Digitalizei já o anúncio dalguns deles, mas este em tão boas condições é um verdadeiro regalo.
Está impecável. Nunca foi usada e encontrava-se embrulhada em papel de celofane.
Antes do OMO, o TIDE... e o slogan 'Tide a lavar e eu a descansar', remember?
Com apeculiaridade de então não passar pela cabeça de ninguem que aquilo era 'táid', in english.
Olá Pirata vermelho
Fico contente de te ver reaparecer no meio da espuma do OMO e do TIDE.
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