Utilizando os conceitos naturistas Friedrich
Eduard Bilz alargou a sua acção à criação de uma bebida, tipo limonada, feita
com água mineral e sumo de limão, que administrava aos seus pacientes na
clínica, desde 1902, com o nome Bilz Brause.
Foi a sua associação ao industrial local, Franz Hartmann, que viria a
desenvolver a comercialização desta bebida. Registada em 1905 com o nome Sinalco, que ia buscar a etimologia
latina para «sem álcool», tornou-se na mais antiga marca de refrigerantes europeia.
A partir de 1907 começou a ser comercializada em mais de 40 países, com relevo
para a América do Sul e Médio Oriente.
O sucesso da bebida na Alemanha foi
interrompido pela I Guerra Mundial e retomado nos anos 30, como resposta aos
refrigerantes americanos que chegavam ao país.
Novamente suspensa a produção
durante a II Grande Guerra ressurgiu nos anos 50, para uma população ansiosa de
bebidas e de doces.
O consumo deste refrigerante foi sempre apoiado por campanhas
publicitárias bem estruturadas que se iam adaptando aos tempos.
Publicidade dos anos 60, tipo flower power. Imagem tirada da internet. |
Do mesmo modo também a bebida se foi
alterando sendo introduzido vários sabores, com a Sinalco Kola que surgiu logo
em 1954. Hoje as múltiplas variedades desta bebida colocam-na em terceiro lugar
no consumo de refrigerantes na Alemanha (depois da Fanta e da Sprite).
Publicidade para o Chile de Oscar Ramos |
Na América do Sul foi no Chile que esta
bebida teve maior desenvolvimento. A Bilz entrou pela primeira vez no mercado
chileno em 1902, comercializada pela Cervejaria Ebner cujo dono era um alemão,
Andrés Ebner Anzenhofer.
Em 1912, a Cervejaria Ebner foi
comprada pela Compañía de Cervecerías Unidas (CCU), que era a maior
engarrafadora chilena da época e o refrigerante passou para essa empresa. Foi esta
que, em 1927, lançou uma outra bebida gasosa com sabor a papaia chamada inicialmente
Papaya Rex que, a partir de 1960, se
passou a chamar Pap.
A partir de 1970 surgiu a
comercialização das duas bebidas com o nome Bilz
y Pap que se tornaram nas mais consumidas no Chile (campanha publicitária com desenhos do ilustrador chileno Oscar Ramos).
Embora estes refrigerantes, apesar do
nome Bilz, já nada terem a ver com a bebida inicial, também esta empresa seguiu
o exemplo da alemã com campanhas publicitárias agressivas e imaginativas, tendo
transformado Bilz e Pap em figuras da banda desenhada, com aventuras publicadas
em revistas infantis.
Por alguma razão a marca Sinalco faz parte das 300 marcas
presentes no livro «Deutsche Standards - Marken des Jahrhunderts» («Padrões
alemães - Marcas do Século») onde se encontram as imagens mais icónicas dos
produtos "Made in Germany". E tudo começou com Friedrich Eduard Bilz e os seus
conceitos naturalistas.
2 comentários:
Imagino que as bebidas de agora pouco tenham de naturalistas...
Sofia,
Naturalmente.
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