Encontrei num livro «The Pictural Encyclopedia of Railways», de 1968, uma imagem de uma cozinha eléctrica de um comboio. Achei interessante mostrá-la e referir a evolução do seu interior no que se refere à zona das refeições.
Nos Estados Unidos o primeiro vagão-restaurante completo tinha surgido já em 1868 no Pullman “Delmonico”. Em Inglaterra foi introduzido no “Prince of Wales”, do Great Nothern Railway, em 1879. Este último comboio, o Royal Train, foi feito para comemorar o Jubileu de Diamante da rainha Vitória. Esta era uma grande entusiasta dos comboios e foi a primeira monarca reinante a andar de comboio, logo em 1842.
Após os festejos em Londres a rainha viajou para Balmoral, para o seu palácio. Utilizou, para se deslocar, o comboio "Prince of Wales" que possuía um vagão restaurante. Foi este precisamente o primeiro comboio na Europa a ter uma uma carruagem cozinha acoplada.
Foi também a mesma empresa Great Northern que introduziu, em 1921, uma cozinha eléctrica, moderna e racional, como podemos ver na foto. Bem organizada, utilizava conceitos espaciais que se baseavam nas noções propostas pela americana Catherine Beecher e que se divulgaram para a Europa, modernizando o conceito das cozinhas.
Temos sempre mais dificuldade em conhecer pormenores da história do quotidiano do nosso país, do que dos outros. Apesar de haver tantos apreciadores de comboios em Portugal não consegui descobrir quando apareceu o primeiro vagão-restaurante ou quando começaram a circular comboios com cozinha. Parece-me lógico que tenha sido em 1887, data em que se deu a inauguração do SUD Express Lisboa/Paris, que era um comboio de luxo com carruagens cama e restaurante.
Lembro-me de pequenina de ouvir falar das carruagens restaurante, mas penso que, em Portugal, só existiam no serviço internacional. A única coisa que recordo com precisão, era dos pratos de mesa, que eram em azul acinzentado com um monograma grande, em preto, no centro, com as letras CP, em estilo gótico. A partir dos anos sessenta do século XX, começaram a surgir as carruagens bar, versão mais simplificada das carruagens restaurante.
Nos Estados Unidos o primeiro vagão-restaurante completo tinha surgido já em 1868 no Pullman “Delmonico”. Em Inglaterra foi introduzido no “Prince of Wales”, do Great Nothern Railway, em 1879. Este último comboio, o Royal Train, foi feito para comemorar o Jubileu de Diamante da rainha Vitória. Esta era uma grande entusiasta dos comboios e foi a primeira monarca reinante a andar de comboio, logo em 1842.
Após os festejos em Londres a rainha viajou para Balmoral, para o seu palácio. Utilizou, para se deslocar, o comboio "Prince of Wales" que possuía um vagão restaurante. Foi este precisamente o primeiro comboio na Europa a ter uma uma carruagem cozinha acoplada.
Foi também a mesma empresa Great Northern que introduziu, em 1921, uma cozinha eléctrica, moderna e racional, como podemos ver na foto. Bem organizada, utilizava conceitos espaciais que se baseavam nas noções propostas pela americana Catherine Beecher e que se divulgaram para a Europa, modernizando o conceito das cozinhas.
Temos sempre mais dificuldade em conhecer pormenores da história do quotidiano do nosso país, do que dos outros. Apesar de haver tantos apreciadores de comboios em Portugal não consegui descobrir quando apareceu o primeiro vagão-restaurante ou quando começaram a circular comboios com cozinha. Parece-me lógico que tenha sido em 1887, data em que se deu a inauguração do SUD Express Lisboa/Paris, que era um comboio de luxo com carruagens cama e restaurante.
Lembro-me de pequenina de ouvir falar das carruagens restaurante, mas penso que, em Portugal, só existiam no serviço internacional. A única coisa que recordo com precisão, era dos pratos de mesa, que eram em azul acinzentado com um monograma grande, em preto, no centro, com as letras CP, em estilo gótico. A partir dos anos sessenta do século XX, começaram a surgir as carruagens bar, versão mais simplificada das carruagens restaurante.
As duas últimas imagens que apresento, igualmente extraídas do mesmo livro, mostram-nos, na primeira foto, um bar americano e um vagão-bar do chamado “Blue Train”, na África do Sul, imagens modernas dessa década.
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