sexta-feira, 7 de março de 2014

Os raladores Microplane®

  O meu primeiro contacto com um ralador deste tipo foi numa aula para aprender a fazer licores. Tinha pedido a uma amiga minha, Sofia Loureiro dos Santos, para exemplificar como se fazem licores, num curso no Centro de Artes Culinárias. É verdade que eu andei a investigar a história dos licores durante mais de 3 anos, mas eu sou a teórica e ela a prática que os confecciona há vários anos. 

O licor inicial era um licor de tangerina e para tal era necessário ralar o vidrado dos citrinos. A Sofia puxou de um Microplane® e num instante ali estava a raspa em grande quantidade retirada com uma facilidade extraordinária. Pouco tempo antes numa loja da especialidade numa nova tentativa do ralador perfeito, eu tinha optado por um outro ralador para citrinos em vez deste, muito mais caro. Acabou por ficar junto aos anteriores, como objecto de colecção, agora que descobri esta maravilha da técnica. 

A história do raladores ou raspadores Microplane® começou em 1990 como objectos dedicados à industria de madeira, inventados pelos irmãos Richard e Jeff Grace, que fundaram a Grace Manufacturing, nos Estados Unidos.

Em 1994 uma dona de casa canadiana, Lorraine Lee, utilizou para fazer um bolo de laranja uma raspadora que o marido tinha comprado num armazém para os seus trabalhos e ficou maravilhada com o resultado. A raspa da laranja saia suavemente. Comunicada esta descoberta abria-se um novo campo para esse tipo de produtos: a cozinha. 

Porque razão este ralador não é mais um? É que é feito de forma diferente sendo os orifícios abertos por um processo químico, com um sal corrosivo, que os torna mais cortantes, como lâminas de barbear.
Hoje a empresa, que produz instrumentos médicos e ferramentas para a indústria da madeira e do metal, faz também  utensílios para a cozinha onde tem já mais de 40 variedades, que representam cerca de 65% dos lucros da empresa.

Se virem no youtube há chefes a ensinar como se utilizam as diferentes variedades. Para já apenas adquiri o ralador de citrinos que serve para outras funções como ralar gengibre, alho, etc. Depois de se usar um ralador destes todos os outros nos parecerem obsoletos e, à excepção do ralador quadrado, que é óptimo para legumes (mas péssimo para os citrinos), os restantes entraram na reforma.
Ralador quadrado bom para ralar cenoura, pepino,etc.
Quero só acrescentar que existe uma maneira correcta de o usar: como o arco de um violino. Isto é, segura-se o citrino na mão esquerda e com o ralador com a lâmina para baixo vai-se rodando suavemente sobre a superfície e o vidrado acumula-se na face superior da grelha. Fácil e eficaz. Um grande passo na história da cozinha.

5 comentários:

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Não fazia ideia da história destes raladores, mas fiquei rendida à sua qualidade. E tu pelos vistos também. Valem mesmo a pena!
Bjs

Ana Marques Pereira disse...

Sofia,
O que eu aprendi contigo. Fiquei fã (dos raladores, claro. De ti já era).
Bj

Anónimo disse...

Que maravilha!! Onde é que é possível comprar estes raladores?. Obrigada
Filipa

Ana Marques Pereira disse...

Filipa,
Vende-se no Corte Inglês e numa loja de utensílios domésticos, na Baixa,ao lado do antigo Braz e Braz.

Anónimo disse...

Comprei em New York num grande armazém só de utensílios de cozinha ( na zona de Tribeca)
em 2005 . Penso que ainda não havia à venda cá. Sirvo- me dele desde essa data e contínua impecável. Para o licor de tangerina sigo a técnica do meu pai que consiste em tirar o vidrado da casca com uma navalha pequena muito bem afiada e resulta . Tenho tido dificuldades em comprar filtros de papel. Alguém ajuda ?🤔
.