quinta-feira, 13 de março de 2014

As bolachas Garrett

 
Em 1902 a cidade do Porto foi palco de várias manifestações de homenagem a Almeida Garrett (1799-1854).
No mesmo ano em que o escritor seria colocado num túmulo no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa onde havia falecido, o Porto, sua cidade de origem, desdobrou-se em comemorações.
 
O Ateneu Comercial do Porto efectuou um sarau musical a 30 de Maio e publicou uma edição comemorativa de postais ilustrados. Houve representações teatrais de peças da sua autoria. 
Juntou-se aos festejos de homenagem um jornal da sua terra natal «Os Pontos» com um número extarordinário dedicado a Almeida Garrett. A sua forma de homenagem passava pela apresentação de desenhos de vários artistas dedicados ao dramaturgo. 
Nalgumas das suas folhas surgiam anúncios publicitários a várias empresas do Porto. Mas um deles era da Fábrica de Bolachas e Biscoitos da Pampulha, em Lisboa, que tinha na altura um depósito no Porto na Rua D. Pedro, nº 143 a 147. 
O seu proprietário, Eduardo Costa, que se orgulhava de ter muitos amigos no Porto, associava-se ao tributo e lançava uma nova marca de bolacha denominada «Garrett». 
A acompanhar a notícia surgia a foto do proprietário, que era enaltecido como «um inteligente, activo e simpático industrial lisbonense». Na notícia de página inteira podia igualmente ver-se a imagem da sucursal no Porto.

É a  isto que se chama marcar «Pontos». 

Sem comentários: