sexta-feira, 15 de abril de 2011

«O Retrato» de René Magritte


Na minha última vista ao Museu of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque, fotografei este quadro de René Magritte (1898-1967), o pintor surrealista de nacionalidade belga. O quadro, um óleo sobre tela, foi pintado em Bruxelas, em 1935.

Para se interpretar melhor é necessário saber que se intitula «O retrato».

Um olhar rápido pode levar-nos a pensar que se trata de uma natureza morta mas a sensação inquietante do consumo do olho, remete-nos para o universo do surrealismo e para outros quadros do autor em que novamente o olho se torna num objecto importante, como o «Falso espelho», de 1929.

Em matéria de alimentação, podemos dizer que o gosto de comer olhos de animais é dos mais controversos. A cultura ocidental não a acarinha, embora todos conheçamos os apreciadores de olhos de peixe que, frequentemente, coincidem com os apreciadores das grandes cabeças de peixe. Em linha de apreciação seguem-se os olhos de carneiro servidos em sopa e apreciados nalgumas culturas, em especial no Médio Oriente.

 Uma pintura surpreendente que nos deixa sem palavras. Para quem quiser, aconselho a ler uma análise mais aprofundada deste quadro, feita por Janine Catalano, em «Distasteful: An Investigation of Food’s Subversive Function in René Magritte’s The Portrait and Meret Oppenheim’s Ma Gouvernante—My Nurse—Mein Kindermädchen».

2 comentários:

Ana Maria Job disse...

IMPRESSIONANTE!O que passou para você
Ana aquele olho no centro do prato?

Ana Marques Pereira disse...

Ana Maria Job
Perplexidade.
Um abraço.