quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Farturas a 10 réis

Chamou-me à atenção o cartaz da exposição “Ver a República”, presente até final de Fevereiro no Museu Machado de Castro, em Coimbra. Constitui apenas uma parte da exposição comemorativa do centenário da República, estando os restantes núcleos na Biblioteca Geral da Universidade e no Museu da Ciência.
Este núcleo expositivo tem como subtítulo “Galeria Ripublicana”, numa alusão ao humor usado como comentário político e ao uso da caricatura.
A caricatura política foi durante a República uma arma poderosa, utilizada em inúmeros jornais e revistas tendo levado à associação dos humoristas em grupos, como o Grupo Humorístico de Coimbra e à exposição conjuntas das suas obras. O 1º salão dos Humoristas portugueses realizado em 1912 teve mesmo a presença dos visados, hábito que se viria a perder-se nos anos seguintes.

O cartaz mencionado, intitulado “Farturas a 10 réis”, visa quatro republicanos: Afonso Costa, Bernardino Machado, António José de Almeida e Brito Camacho (1) e é da autoria de Álvaro da Fonseca. Tal como hoje acontece pretendia chamar à atenção para a fartura apregoada pelos políticos que, na realidade, nunca se vem a concretizar. É por isso que este tipo de humor se mantém actual. Portugal não mudou nada.
(1) Informação fornecida por Filipa Heitor do Museu da Ciência de Coimbra.

2 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas o 4º não é o Dr. Brito Camacho, aliás, bastante diferente:
A caricatura é de Machado Santos.
ERP

Ana Marques Pereira disse...

ERP,
Agradeço a sua informação. Foi o dado que me foi facultado que reproduzi.
Na realidade ambos têm óculos e bigodes, pelo que não é fácil distingui-los em caricatura.