quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Rótulo de Batata Portuguesa

Rótulo para caixas de 30 Kg de batata portuguesa para consumo.

As batatas destinavam-se ao mercado português, mas eram também exportadas como indicam as palavras «pommes de terre» e «potatoes», escritas no cabeçalho.

A firma José Ferreira Botelho & Cª, Lda., embora não me tivesse sido possível confirmá-lo, devia ser pertença de um elemento da família Ferreira Botelho, de Vila Pouca de Aguiar.
Esta família possuía um complexo agrícola no Vale de Aguiar onde se cultivavam batatas até há pouco tempo (ver interessante foto da apanha da batata em ... in movement).
Saliente-se que Trás-os-Montes foi a localização inicial para a cultura da batata em Portugal e a que apresentou sempre melhores condições para a sua produção.

Na Gazeta dos Caminhos de Ferro, de 1 de Maio de 1939, José Ferreira Botelho surge como importador de batatas de semente das variedades Erdgold (ouro da terra), Flava, Earthsilver (prata da terra) e Regina 101, considerando-as como sendo as que permitiam obter melhores resultados. Era também importador de adubo para culturas.
Tinha nessa altura escritório no Porto e em Lisboa.
Em 1963, data a que corresponde o rótulo apresentado, mantinha-se o escritório no Porto, como se confirma pelo «Guia Profissional de Portugal» e em Lisboa, como é confirmado no rótulo.

Pelo menos até 1971 manteve-se a firma em Lisboa, no mesmo local, na Rua Jardim do Tabaco, 29-31, como se constata pelo «Informador Comercial e Industrial de Lisboa», sendo mencionado como comercializando adubos e batatas.
Não me foi possível encontrar qualquer outra informação adicional.

6 comentários:

Laura disse...

Laura disse:
Tenho seguido o seu blogue e acho-o um mimo pela paciência que revela ao organizélo, pela informação que transmite. Parabéns. Vou estar sempre atenta.

Ana Marques Pereira disse...

Obrigada. Fico contente por alguém valorizar coisas tão simples e sobretudo por perceber o trabalho que um post simples, como este do rótulo da batata, pode dar.

Frederico Araújo disse...

Parabéns por ter encontrado esta reliquia e é com enorme satisfação que vejo este post.
José Ferreira Botelho era primo do meu visavô que desde do inicio da sua existência trabalharam juntos.

Mais tarde entrou o meu avô em 1955. Eram os maiores importadores de batata de semente certificada em Portugal que tinha como origem Alemã.

Infelizmente, "zangaram-se as comadres" e terminaram a sua parceria comercial. Foi criada a empresa José Manuel Araújo LDa. (nome do meu avô) que continou o sucesso do passado.
O meu pai entrou na empresa em 1983 (ainda na empresa jf botelho) e em 1999 fundou a SEED (Sociedade Europeia de Exportação e Distribuição) de forma a internacionalizar a empresa.

Hoje em dia, a importação de batata de semente alargou-se para Espanha e os PALOP e começamos a conquistar o mercado angolano e brasileiro. Entretanto tambem foi desenvolvido o mercado de exportação de batata primor para armazenistas do norte da Europa (mais propriamente Alemanha e Holanda)

A SEED é uma empresa de destaque no sector hortofruticola e graças à dedicação e empenho do meu pai e dos restantes funcionários. Somos considerados uma empresa de confiança graças à nossa proximidade com as clientes e a excelencia das sementes que comercializamos

Muito obrigado

Ana Marques Pereira disse...

Frederico Araújo,
Agradeço aas suas informações adicionais e fico contente por terem continuado a antiga empresa e se encontrarem em expansão. Votos de sucesso.

Teresa Baptista disse...

Informação:

Lembro destes dois rótulos

O segundo não era um rótulo era informação distribuida a clientes e em espaços de clientes e no próprio escritório.
Eram feitos numa "impressora" que existia no escritório, não sei a designação correcta, com texto gravado em placas metálicas.

Teresa Baptista

Ana Marques Pereira disse...

Teresa Batista,
Agradeço o seu comentário. Não afirmo que o 2º era um rótulo porque se trata de publicidade publicada na Gazeta dos Caminhos de Ferro. Pelo que diz, o mesmo texto era feito na empresa e distribuído como cartão comercial. Melhores cumprimentos.