O Nescau, um achocolatado de origem brasileira, nasceu com o nome de Nescao. Produzido a partir de 1932, começou a ser vendido em embalagens amarelas e, em data que não consegui determinar, mudou o nome e a aparência da embalagem (ver evolução da embalagem em o Mundo das Marcas).
Este achocolatado foi comercializado em Portugal pela Sociedade de Produtos Lácteos, que comercializava os produtos Nestlé.A Sociedade de Produtos Lácteos nasceu em Avanca em 1923, tendo como principal sócio o Prof. Egas Moniz, que fundou a primeira fábrica portuguesa de leite em pó, preocupado com a mortalidade infantil.
Mais tarde colaborou com ele o veterinário António Godinho Madureira. Dessa colaboração nasceu uma vacaria modelo, na Quinta do Marinheiro, propriedade de Egas Moniz, para a criação de touros holandeses destinados ao cruzamento com vacas taurinas, de forma a aumentar a produção de leite.
Em 1933 a Sociedade de Produtos Lácteos obteve a exclusividade para a produção e venda em Portugal dos produtos Nestlé. Em 1973 a Sociedade de Productos Lácteos passou a designar-se Nestlé Produtos Alimentares, SARL.
Estes dados fazem-nos situar o leque publicitário ao Nescao nos anos 40-50.
O Nescau nunca teve uma publicidade tão agressiva como o seu concorrente Toddy, razão porque esteve sempre abaixo nas vendas.Este leque publicitário em que se salienta a possibilidade de utilização do achocolatado, tanto como bebida fria como quente e destinado a todas as idades (crianças, adolescentes, adultos, convalescentes e desportistas), pretendia abrir o «leque» alvo de consumo.
Muito apropriado.
Sem comentários:
Enviar um comentário