sexta-feira, 3 de abril de 2015

Feliz Páscoa

Postal comercial de Páscoa  tridimensional 
Utilizando um postal comercial de há 60 anos, desejo a todos uma Feliz Páscoa.
Foi enviado pela Antiga Casa José Alexandre, numa época em que ainda se fomentava a ligação dos clientes às casas comerciais estabelecendo uma relação de proximidade. 
Duas micas pintadas sobrepôem-se à imagem de fundo dando uma imagem tridimensional
Este estabelecimento, fundado em 1823, situava-se na Rua Garret e foi sempre um estabelecimente de excelência, onde se ia quando se queria comprar algum objecto  de qualidade para a casa.
 Tinha as últimas novidades, mas também as marcas clássicas. Lembro-me ainda de ter ido à "loja nova", que foi aberta depois do incêndio do Chiado e se situava no edifício Imaviz, comprar peças do faqueiro Christofle, de que eram então um dos representantes em Portugal.
Ainda há pouco tempo se podia ver uma placa grande em cobre com a identificação da firma, na esquina do prédio onde existiu a loja, na Rua Garret. Desapareceu há poucos meses e a esta hora está já seguramente derretida, nesta voragem de roubos de metais, que se transformam rapidamente em  dinheiro, apenas uma das faces da crise deste país.

Afinal afastei-me do tema. Queria apenas desejar uma Páscoa Feliz com muitas amêndoas.


6 comentários:

Manuel Tomaz disse...

Não sabia do roubo da placa no prédio no Chiado onde era a loja Casa José Alexandre. É incrível como estas coisas acontecem. Culpados são também os recetores que, com a ganância do lucro, se prestam a adquirirem estes bens, que à partida sabem que foram roubados.

jose disse...

Desejo-lhe também e aos restantes leitores saúde,felicidade.
O Garfadas é um blogue cuja leitura não
dispenso.

Ana Marques Pereira disse...

Manuel Tomaz,
Vvemos um momento, no que respeita ao nosso património, que faz lembrar o que aconteceu na revolução francesa em que toda a prata foi derretida. Em Portugal sucede o mesmo com a prata, o ouro e o cobre. Quando sairmos da crise já pouco restará dos antigos metais . Cumprimentos

Ana Marques Pereira disse...

José,
Fico contente por continuar a visitar o garfadas, mas gostaria de ter mais notícias suas. Um abraço

Unknown disse...

É sempre um prazer visitar o seu blog.

Um abraço.

Ana Marques Pereira disse...

Soraia,
E para mim é um prazer receber comentários destes. Obrigada.