terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Etiquetas espertalhonas

 
  Confesso que fiquei surpreendida com a identificação deste pacote de rótulos como sendo «etiquetas espertalhonas».

Não se trata de etiquetas simples mas sim de um conjunto de rótulos identificadores de várias funções ou utilidades. Não é necessário escrever nelas porque apresentam declarada a sua utilidade, como se as mesmas tivessem conhecimento das nossas necessidades.
Achei a expressão engraçada porque estabelece a diferença entre esperto e espertalhão. No dicionário «esperto» é definido como: sagaz, vivaz, vivo, hábil, inteligente, industrioso, enquanto a expressão popular «espertalhão» se aplica a quem é sagaz, esperto, finório, astuto.  
Isto é: a quem usa a esperteza para tirar vantagem. Neste sentido pode ser-se esperto e não utilizar essa capacidade, mas o espertalhão usa-a em seu proveito.
 Dito isto, resolvi armar-me em esperta e mostrar-lhes estas etiquetas espertalhonas porque estou certa que também as  desconhecem.

3 comentários:

Manuel Tomaz disse...

As etiquetas eram espertalhonas e em muito ajudavam os antigos "Guarda-Livros" lá no escritório. Hoje tudo mudou e foram substituídas pelos sites nos computadores. Mas fica a saudade para quem, como eu, as conheceu e utilizou...

Ana Marques Pereira disse...

Manuel Tomaz,
É uma nova ordem organizacional, mais prática, mas perdeu-se a estética. Cumprimentos

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Foste mesmo espertalhona!
Bjs