terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Museu Virtual: Serviço de Chá, modelo cúbico

Nome do Objecto: Serviço de Chá
Descrição: Conjunto incompleto para chá composto por: 1 bule, 1 açucareiro, 1 chávena e dois pires. Tanto o bule como o açucareiro apresentam base quadrada e forma respectivamente cúbica e paralelepipédica, com tampas idênticas, sem botão superior, existindo apenas duas reentrâncias laterais, de cor alaranjada, para deslocação das mesmas. Pega embutida no corpo geométrico, sem proeminência, igualmente visível pela presença da cor alaranjada. Tanto as chávenas como os pires são octavados. Decoração do tipo craquelé acentuada a preto, contrastando com  triângulos laranja no cantos das peças e asa da chávena.
Material: Porcelana.
Época: cerca de 1930 (entre 1920 e 1940).
Marcas: «Coimbra Portugal» (empresa Porcelana de Coimbra). O bule tem escrito na base o modelo: «Cúbico» e a pintura: «A. L. 1.015».
Origem: Mercado português.
Grupo a que pertence: Utensílios domésticos. Equipamento culinário.
Função Geral: Recipientes para o serviço ou consumo das bebidas
Função Específica: Servir e consumir chá.
Nº inventário: 1379 A a E. 

Objectos semelhantes:
1 – Uma leiteira deste conjunto existe na colecção do Museu Nacional do Azulejo.
2 – Um serviço de café composto por cafeteira, leiteira, açucareiro, 6 chávenas e 6 pires idêntico, com peças de porcelana moldada, de formas cúbicas, do modelo cúbico, mas com decoração diferente (Ref. L.B. 5048) foi apresentado no blog: «Moderna uma outra não tanto». O serviço tinha para além destas peças um prato para bolos e uma compoteira.
NOTAS:
Este tipo de modelo de bules cúbicos teve a sua origem em Inglaterra, tendo sido Robert Crawford Johnson (1882–1937) o responsável pelo seu desenho que registou em 1916 (Patente Nº 693783)  com o nome de "Cube Teapots Ltd", firma situada em Campbells Yard em Leicester. Os primeiros serviços feitos por esta firma eram em casquinha, feitos na própria empresa, em Leicester, e posteriormente foram produzidos em Birmingham por Napper & Davenport.
V & Albert Museum
A primeira produção deste tipo de bules inovadores em cerâmica só se veio a dar cerca de 1925, sendo a primeira fábrica a produzir este serviço a "Arthur Wood" situada em  Stoke-on-Trent, mas muitas outras se seguiram como “T G Green”  e a ” Wedgwood & Co Ltd”. Mas se as primeiras fábricas produziram o modelo sob licença, seguiram-se muitos outros modelos em cerâmica produzidos por fábricas inglesas mas também europeias que copiaram a forma, alterando a decoração.
Neste período desenvolveu-se a moda das casas de chá em Inglaterra e as viagens por cruzeiro em grandes paquetes. O “design” do serviço tornavam-no ideal para estas funções por ser mais facilmente armazenado, ser mais resistente e tinha a vantagem de pingar menos (um assunto a que os ingleses foram sempre sensíveis e os portugueses ainda hoje não compreenderam). As suas formas geométricas facilitavam também a sua disposição em tabuleiros, com que alguns eram vendidos, pelo que rapidamente começaram a ser usados nos grandes paquetes da linha Cunard e noutros.
O grande transatlântico Queen Mary possuía serviços deste tipo em porcelana, com tabuleiros em bakelite, para servir o chá nos decks e cabines da 2ª e 3ª classe, enquanto na 1ª classe os serviços eram em casquinha.

Em Portugal é desconhecida a autoria destes modelos mas, os vários exemplares conhecidos foram todos produzidos pela empresa de Porcelana de Coimbra, no período referido (1920-1940).

Sem comentários: