domingo, 24 de fevereiro de 2013

Os cereais «Grape-Nuts»

Surprendeu-me esta publicidade publicada na Ilustração Portuguesa, em 1908,  feita a um cereal chamado «Grape Nuts». Desconhecia este nome e, no entanto, este alimento faz parte da história americana desde há mais de 100 anos.
Este cereal foi desenvolvido por Charles William Post (1854-1914) em 1897. Considerado um pioneiro da industria de alimentos criou em 1895 a Postum Cereal Co, produzindo um primeiro produto que era uma bebida de cereais chamados «Postum».
 Apesar da designação «Grape Nuts» o seu cereal não tinha nem uvas nem nozes, devendo-se o nome ao cheiro e textura dos cereais.
As campanhas publicitárias que acompanharam o desenvolvimento deste produto foram variando e transmitindo novas ideias ao consumidor.
Na fase em que vendeu para Portugal os cereais eram valorizados pela força e vitalidade que o seu consumo concedia mas sobretudo pelo seu efeito cerebral. A isto não seria alheio o facto de o próprio fundador ter tido ao longo da vida problemas mentais, com depressões frequentes, que acabaram por o levar ao suicídio.
 Nos anos 20 e 30 foi usado em expedições sendo valorizado por ser compacto, ter pouco peso e alto valor nutricional, ideia que se manteve na década seguinte quando durante a II Guerra Mundial foi integrado nas rações de combate das tropas americanas.
De acordo com a publicidade que encontrei, nos anos 50 e 60 sobretudo nos anúncios feitos por Dick Sargent era transmitida a ideia de que eram extremamente eficazes para a dona de casa, aumentando a sua produção, mas também para crianças e  adolescentes. A sugestão de que as pessoas ficavam jovens e elegantes foi depois desenvolvida em anúncios na imprensa escrita e na televisão.
 Hoje ainda são produzidos e fazem parte do pequeno almoço dos americanos, mas em Portugal não voltaram a ser vistos. Estes anúncios mostram-nos que pelo menos durante algum tempo tentaram fazer parte da alimentação dos portugueses. A firma importadora Esteves & Anahory, pelos vistos, não teve grande sucesso.

Sem comentários: