segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Halibut


Desde o início da minha vida profissional que me lembro de receitar Halibut. Não fosse o ter-me surgido este interessante mata-borrão publicitário dos anos 50 e, tenho que confessar, nunca teria associado o nome ao peixe.

Halibut é o nome inglês para uma variedade de peixes conhecidos em português por Alabote e que são usados na alimentação humana. Tem um alto valor nutritivo, com mais de 60% de proteínas, 25% de ácidos gordos ómega 3 e baixas calorias.
 Das várias espécies a mais conhecida é a do Atlântico, o Hippoglossus hippoglossus, nome engraçado porque hipo significa «abaixo de» e glosso «língua», o que daria em português «debaixo da língua debaixo da língua». Este peixe de grandes dimensões foi excessivamente pescado durante o século XIX e início do século XX e ainda não recuperou dessa mortandade, razão porque nos é pouco familiar.
Quanto à marca Halibut, está comercializada em Portugal desde Novembro de 1939. Foi introduzida pelos Laboratórios Andrómaco, uma empresa fundada em Espanha, em Barcelona, em 1923, e que se estabeleceu no nosso país em 1931. Tinha então a sede em Lisboa, na Rua Arco do Cego, nº 90. A marca Halibut pertence desde 1996 ao grupo português Medinfar, uma empresa farmacêutica, fundada em 1969.
O uso de óleos de peixe na alimentação e na medicina é um assunto muito atraente que não se limita ao óleo de fígado de bacalhau. Este é apenas um exemplo.

5 comentários:

-pirata-vermelho- disse...

Cá pra mim, manipulador exímio o segredo está mais no óxido de zinco + o ácido bórico e quanto aos óleos de peixe, o imbatível contemporâneo era o óleo de fígado de bacalhau, intragável, incheirável e insuportável e por isso mesmo, logo substituído pelo Lipobiase, bebido do frasco às econdidas da mãe.

-pirata-vermelho- disse...

(Ainda uso, o Halibut pomada)

Anónimo disse...

Adorei ver o antigo cartaz do Halibut. Gostaria apenas de fazer uma pequena rectificação, é que o Hablibut só há cerca de 2 anos é que passou a ser comercializado pela Medinfar. Até lá era comercializado pela Grünenthal, empresa onde trabalhei durante 6 anos.

Ana Marques Pereira disse...

Anónimo,
A Grunenthal foi realmente a empresa intermédia nesta história e que eu não referi. Mas para a marca Halibut foi já pedido o seu registo pela Medinfar Health International em Fev/1996, o qual foi concedido por despacho em 9/12/97, razão porque parti do pincipio, que a data correcta é 1996. Eu vejo sempre os registos antes de fazer as afirmações, mas agradeço as suas palavras.
Cumprimentos

Ana Marques Pereira disse...

Anónimo,
Já agora aproveito para acrescentar que as datas que estão na internet e que são usadas na publicidade e divulgação da empresa estão também erradas, de acordo com os registos. Foi também uma surpresa para mim.