quinta-feira, 21 de junho de 2012

Objecto Mistério nº 30. Resposta: Separador de Ovos


Eu tinha razão. Era uma pergunta fácil. As respostas estão certas e a Joana  foi muito rápida a responder.
Em Portugal estes separadores de ovos são pouco usados. Normalmente separa-se a gema da clara usando a casca do ovo ou, os mais confiantes, com a palma da mão, deixando escorrer a clara entre os dedos.

Este utensílio apesar do seu aspecto novo tem seguramente mais de 50 anos. É de origem alemã e tem na face anterior, em baixo,  as palavras «Eiweiss» e em cima «Eigelb» que significam respectivamente clara e gema e que tornam explícita a sua função.
Foi-me o oferecido por uma amiga que escondeu as letras, tal como como eu fiz, e me perguntou para que servia. Trouxe-o de Berlim para me oferecer e a graça do episódio é que se eu não soubesse para que servia não iria responder. É que eu não sei uma palavra de alemão.

Sem comentários: