domingo, 24 de junho de 2012

O Vinho da Madeira «Monica»

Entre os anúncios publicados na revista «Almanach Ilustrado do Brasil-Portugal para 1901 encontrava-se um ao vinho da Madeira «Monica». Este vinho foi criado por Francisco Figueira Ferraz (1860-1948) que era proprietário da quinta do Estreito e comerciante na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, na Madeira.
Era filho de Manuel Figueira Ferraz e de Francisca Júlia de Barros e casou, pela primeira vez, a 6 de Agosto de 1875, com Antónia Figueira Ferraz, brasileira, tendo sido o fundador da firma vinícola F. F. Ferraz.
Conhecendo bem o Brasil, foi o responsável pela divulgação do vinho da Madeira nesse país, mas também na América Central e do Norte.

O vinho da Madeira «Monica» consistiu numa homenagem ao nome da sua filha mais velha, Maria Mónica Ferraz e Silva.
Em 1901 F. F. Ferraz fazia publicidade no Brasil ao seu vinho da Madeira mas também ao vinho de Colares da marca «Ramisco», de que era proprietário. 
Tinha armazém na rua do Bispo, nº 30, no Funchal e um representante no Rio de Janeiro que era Monteiro, Taveiro & C.ª, na Candelaria, 17 e em Santos e S. Paulo era representado por Augusto Leuba & Cª.

O anúncio mostra um casal num pic-nic sendo servidos por uma madeirense, vestida com fato regional, que lhes oferece um copo do seu vinho.

A firma seria integrada na Companhia Vinícola da Madeira, em 1937.
Hoje os seus vinhos são uma raridade. Há pouco tempo, um vinho engarrafado por esta empresa, um Terrantez de 1795, foi licitado num leilão internacional tendo atingido um valor elevadíssimo.

PS: Não consegui introduzir mais imagens porque o blog diz que excedi o limite de fotos no Picasa e tenho que pagar uma mensalidade à Google. Alguém me pode dizer de isto é legal? É mesmo assim?

6 comentários:

T disse...

Não consegue alojar directamente pelo blogger? Fazendo exportar do Picasa para o seu disco e daí para o blogger.
A citronela está na terra e viçosa:)

Ana Marques Pereira disse...

T,
Isso é o que eu faço habitualmente, mas desde há vários dias começou a dizer que excedi o espaço. Apesar de ter que tentar várias vezes até hoje consegui. Mas agora só consegui incluir 3 fotos. E remete-me para o pagamento mensal.
Vou tentar diminuir as fotos no Picasa.

T disse...

Tente alojar uma foto qualquer sem ser do Picasa no blog. Veja que resposta lhe dá. Sei que o Picasa tem um limite de megas, a partir daí é pagante.

Ana Marques Pereira disse...

T,
Obrigada, Vou tentar. Parece que é mesmo assim pelo que pesquisei na net, mas nunca tinha ouvido falar nisto e ninguém conhece.

T disse...

Eu já não uso o Picasa para postar as fotografias no blogue, mas apenas para partilhar fotos com amigos e tratar as imagens. Sei do limite porque eles apresentam o quantitativo de armazenamento online ainda disponível. Pode tentar reduzir o tamanho das fotos, ou fazer o truque de trabalhar a imagem no Picasa, fazer export para o disco do seu pc seleccionando uma resolução mais baixa e finalizando com o upload da imagem como simples jpg do seu pc para o blogue. Abraço.

Ana Marques Pereira disse...

T,
Obrigada. Consegui hoje meter mais fotografias mas vou fazer como disse para ver se ultrapasso este problema. Obrigada pelo interesse.