quarta-feira, 21 de março de 2012

O Nitrophoska visto por César Abbott

Foi esta saudável camponesa ostentando orgulhosamente numa das mãos um pé de batateiro que me fez adquirir estas gravuras.
Tinham um ar “Estado Novo”, que me agrada particularmente, com características regionais.
As folhas, infelizmente, estão cortadas não me permitindo saber se pertenceram a um calendário ou a um cartaz publicitário. Olhando com atenção, descobri num dos cantos a palavra «Nitrophoska» e no outro uma assinatura que inicialmente era ilegível.
Era uma publicidade feita a um fertilizante distribuído em Portugal, destinado à agricultura e com acção em vários campos, desde a cultura das batatas à da vinha, como as gravuras documentam.
O Nitrophoska é uma marca registada com patente alemã datada de 1926. O seu nome deriva dos três mais importantes nutrientes das plantas: o nitrogénio (azoto), o fosfato e o potássio ("Kalium" em alemão). Este novo fertilizante, muito mais eficaz que os anteriores, começou a ser produzido pela empresa alemã BASF em 1927. Esta empresa foi absorvida pela IG Farben, que já tinha adquirido a Hoecht e a Bayer e posteriormente foi-o pela Compto Internacional, que ainda hoje comercializa este produto.
Na altura a sua produção teve em vista a recuperação da agricultura alemã após as destruições das culturas na primeira guerra mundial.
Em Portugal e como resultado da Campanha do Trigo, iniciada em 1929, foi incentivado o cultivo do trigo e o aproveitamento de áreas não cultivadas e das vinhas. Desta campanha faziam parte os ensinamentos de técnicas de uso dos adubos aos agricultores. O adubo mais utilizado era o Nitrophoska, importado, até que a CUF, no início dos anos 50, começou a produção nacional de adubos azotados (em Ricardo Ferreira, O Grupo CUF) .
Numa das gravuras, no reverso, está um carimbo com a data de 1955, o que significa que este adubo, apesar da já existente produção nacional se mantinha no mercado.
O desenho destas imagens foi feito por César Abbott, sobre o qual há pouca informação. Sabe-se que nasceu em 1910 e que ainda se mantinha activo em 1973, por existir um quadro assinado e com esta data. Provavelmente é natural do Porto e tem nesta cidade uma rua com o seu nome. Para além de pintor, desenhou postais com motivos regionais e teve grande actividade como desenhador de livros infantis.
Colaborou com a Majora e foi o autor dos desenhos da «Coleção Formiguinha», para além de muitos outros números dispersos realizados igualmente para a Majora.
Descubro agora que César Abbot fez parte da minha infância. As capas dos livros aqui apresentadas, seleccionadas por se incluírem na temática deste blog, provam-no.

7 comentários:

IF disse...

Olá Ana
Muito bom o seu post sobre os adubos para a agricultura. Que boas memórias, associadas a cheiros, me traz. Um tio, que tinha um "soto", em Trás-os-Montes, vendia um pouco de tudo e, entre esse tudo, adubos agrícolas. Quando se abria o grande portão de ferro, que chiava quando empurrado, vinha aquele cheiro (que não sei bem caracterizar ou definir) mas que nunca esqueci. Lá estavam as sacas, empilhadas, prontas a carregar na camioneta azul, que tantas vezes nos serviu de passeio, quando as entregas eram efectuadas. Íamos na parte de trás, descaradamente ilegais, mas saboreando os saltos que as estradas de terra proporcionavam.
Também a associação à literatura infantil e à Majora me transporta para os tempos da minha infância,em que os livros de histórias e os jogos eram o grande prazer. Lidos e relidos (ainda hoje tenho esse hábito)deixavam a mente vaguear por mundos e saberes que, infelizmente, se foram perdendo nos tempos de hoje.
Cumprimentos.
if

Ana Marques Pereira disse...

IF,
Os seus comentários conseguem sempre transportar-nos ao Portugal
da nossa infância. Obrigada. Um bj

Anónimo disse...

Cumprimento-o pela recolha de imagens e pelo texto, mas permito-me uma correcção: César Abbott nasceu em 1910 (não em 1901), no Porto, filho do pintor Tomás Abbott.
Com os melhores cumprimentos,
Albano Chaves

Ana Marques Pereira disse...

Albano Chaves,
Agradeço o reparo. Vou corrigir a data. Melhores cumprimentos

Eugénia disse...

Memórias também da minha infância. Já agora saberá a Ana alguma coisa sobre o João Sereno que fez a adaptação dos tais contos da coleção Formiguinha ilustrados pelo César Abott?

Ana Marques Pereira disse...

Eugénia,
Infelizmente não sei dizer-lhe nada sobre João Sereno. Pode ser que alguém leia e saiba.

Eugénia disse...

Obrigada.
Encontrei um monte de livrinhos da coleção Formiguinha muito embrulhadinhos num fundo de caixote - arrumações que as aposentações fomentam!Sabendo que o meu avô nos anos 50 trabalhou para a Majora, pensei que João Sereno podia ser pseudónimo seu para as tarefas nesta área das histórias e jogos para a infância. Na net o João Sereno não deu nada mas o César Abbott trouxe-me aqui.
A Majora finou-se, perdi essa fonte de informação!Pode ser que cá venha alguém um dia. Obrigada