domingo, 13 de novembro de 2011

Objecto Mistério Nº 27. Resposta: Molinilho ou batedor de chocolate

O objecto apresentado é um molinilho, designação que vem do castelhano molinillo, e esta do latim
molinus.
Embora a palavra molinilho também se utilize para designar um «moinho pequeno movido à mão», usa-se para designar uma haste de madeira, com dentes na extremidade, que se destina a bater o chocolate. 
Este utensílio foi inventado pelos espanhóis que colonizaram o México, no final do século XVII.
Antes desta invenção, que tinha por fim misturar a bebida de chocolate, os autóctones do chamado Novo Mundo, vertiam o chocolate de um recipiente para outro, bem afastados, para o emulsionar e dar-lhe espuma.
Gravura pertença do Museu da América, em Madrid, reproduzida no livro «Sabores da América», de Rosa Belluzzo
Foram os espanhóis quem trouxe o chocolate para Espanha onde se tornou numa bebida da corte. Foi também nesse país que foi publicada a primeira receita de chocolate, como bebida, no livro de , Chocolata Inda; opusculum de qualitate et natura Chocolatae, em 1644.
Só depois, no século XVIII, as restantes cortes europeias adoptaram o chocolate, mas nunca com o fervor que os espanhóis ainda hoje mantêm.
A utilização do molinilho, cuja haste passava por um orifício da tampa da chocolateira, permitia dar-lhe um movimento de rotação, esfregando-o entre as as duas mãos.
O molinilho era normalmente em madeira e o seu tamanho dependia das dimensões da chocolateira. Ainda hoje é usado pelos espanhóis e pelos mexicanos.
Há alguns anos fotografei um raro, com as pás em cerâmica de Deltf, que espero um dia lhes mostrar.

Sem comentários: