sábado, 5 de novembro de 2011

A celebração da Castanha em Portugal

Castanhas da variedade Martaínha

Sob o título geral «É tempo das castanhas» decorreu ontem mais uma iniciativa da Associação Idade dos Sabores, no Centro de Artes Culinárias, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa.

O evento começou com uma conferência intitulada «A celebração da castanha em Portugal» feita pelos Prof. José Gomes Laranja e Jorge Ferreira Cardoso da Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro. Foi tempo para conhecermos as variedades de castanha existentes no Mundo e os tipos predominantes em Portugal, as rotas da castanha em Trás-os-Montes, as confrarias e festas dedicadas à castanha. Sobre as virtudes da castanha e a vantagem da sua ingestão falou o segundo orador.

Seguiu-se um showcooking com pratos feitos com castanha.
O chefe António Bóia, com um currículo nacional e internacional invejável, e que é, desde 1992, o chefe da equipa júnior da Selecção Nacional de Cozinha, confeccionou pratos com castanha a que se seguiu a sua degustação. Natural de Bragança, era a pessoa indicada para confeccionar uma óptima sopa de castanhas e um prato de cogumelos (repolgas) com castanhas.
Fez-se em seguida a prova de vários tipos de bolos feitos com castanha pela Sr Dª Lurdes Diegues, natural de Vinhais e uma das últimas pessoas a fazer cuscuz.

Foi também uma oportunidade para adquirir o livro de Receitas de Doces com Castanha, edição da Câmara Municipal de Vinhais, que esteve presente juntamente com vários produtores de castanhas da região transmontana, para vender castanhas frescas e transformadas.
Os Gaiteiros de Zido, de Vinhais fizeram a animação musical e trouxeram-nos os sons transmontanos.
Os Gaiteiros de Zido

As comemorações da castanha continuam durante todo o mês com um magusto no dia 10, um lançamento do livro de João Orlindo Marques Memórias dum tempo…O objecto etnográfico, reportório de memórias”, no dia 11, e nos dias 14 e 21 dois cursos de culinária Cozinhar com Castanhas” e “Cozinhar com Vinho do Porto”.

Mantém-se a exposição «Aprestos de Cozinha» onde, entre outros, se podem ver vários utensílios ligados à apanha das castanhas e diversos assadores para as mesmas. Aproveitem.

Sem comentários: