quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Objecto Mistério Nº 18. Resposta: Molde para gelado

O objecto mistério Nº 18 é um molde para gelado.
Trata-se de uma forma que confere ao gelado uma apresentação em paralelipípedo rectangular e que se destinava a fazer sandes de gelado.

Os mais velhos lembrar-se-ão seguramente das sandes de gelados que se compravam nas geladarias e que que vinham em grandes blocos que eram cortados em fatias. De cada um dos lados levavam depois uma bolacha Waffle e eram comidos à dentada. Nunca me encantou esta forma de apresentação que me dava sempre a impressão que devia fazer doer os dentes. Mas nunca mais os esqueci porque a minha mãe os adorava.
O mais parecido que eu encontrei com uma sandes de gelado

Na Costa da Caparica havia ao fundo da Rua dos Pescadores, do lado esquerdo, uma casa de gelados óptima e íamos lá comer gelados. Já não me lembro como se chamava, mas recordo-me que nunca mais comi um gelado de marrasquino tão bom como aquele. De resto esta variedade de gelado não está disponível em quase lugar nenhum.
Mas voltemos à peça mistério. A primeira vez que vi uma peça destas foi num ferro-velho que havia em Évora e que já faleceu. Era um homem muito interessante que sabia muitas coisas esquecidas. Foi ele que me vendeu um objecto igual a este, em lata, uma versão portuguesa deste modelo inglês. Quando ele me disse que era para gelado fiquei um pouco incrédula, mas mais tarde vim a constatar que era verdade. Infelizmente está tão bem guardado que não sei dele e não me é possível fotografá-lo para o mostrar.
Este molde é da marca Ergos, que tem outros modelos idênticos, igualmente em cobre com a pega em baquelite. Como se pode ver tem três posições que permitem escolher a altura da fatia do gelado. Foi feito em Sheffield e tem marca registada nº 727258.
Penso que era de uso doméstico, mas não posso pôr de parte que tenha também sido usado comercialmente antes de o gelado ser vendido em barras.

3 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Que interessante! Adoro estes objectos antigos :)

Ana Mafalda disse...

Sei do que fala...Adoro essas sandes de gelado e na gelataria da Costa da Caparica, a gelataria Pop, na Rua dos Pescadores, ainda tem o memo sabor de há 40 anos, é divinal...

Ana Marques Pereira disse...

Ana Mafalda,

A Gelataria Pop a que se refere é a que fica ao fundo da Rua dos Pescadores do lado esquerdo? Porque não me lembro desse nome.