Trata-se de uma forma que confere ao gelado uma apresentação em paralelipípedo rectangular e que se destinava a fazer sandes de gelado.
Os mais velhos lembrar-se-ão seguramente das sandes de gelados que se compravam nas geladarias e que que vinham em grandes blocos que eram cortados em fatias. De cada um dos lados levavam depois uma bolacha Waffle e eram comidos à dentada. Nunca me encantou esta forma de apresentação que me dava sempre a impressão que devia fazer doer os dentes. Mas nunca mais os esqueci porque a minha mãe os adorava.

Na Costa da Caparica havia ao fundo da Rua dos Pescadores, do lado esquerdo, uma casa de gelados óptima e íamos lá comer gelados. Já não me lembro como se chamava, mas recordo-me que nunca mais comi um gelado de marrasquino tão bom como aquele. De resto esta variedade de gelado não está disponível em quase lugar nenhum.
Penso que era de uso doméstico, mas não posso pôr de parte que tenha também sido usado comercialmente antes de o gelado ser vendido em barras.
3 comentários:
Que interessante! Adoro estes objectos antigos :)
Sei do que fala...Adoro essas sandes de gelado e na gelataria da Costa da Caparica, a gelataria Pop, na Rua dos Pescadores, ainda tem o memo sabor de há 40 anos, é divinal...
Ana Mafalda,
A Gelataria Pop a que se refere é a que fica ao fundo da Rua dos Pescadores do lado esquerdo? Porque não me lembro desse nome.
Enviar um comentário