sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O presépio português de Jorge Barradas

O meu primeiro encontro com a obra de Jorge Barradas (1894-1971) foi na década de 70, em ano que não consigo precisar, quando vi uma exposição sua na galeria de S. Mamede em Lisboa. 
 Jorge Barradas foi um artista multifacetado, tendo sido pintor, ceramista, ilustrador e caricaturista. Em todas as suas facetas, seja na versão humorística ou realística teve sempre a arte de representar as suas personagens de uma forma simples e delicada. A sua iconografia, com o recurso a imagens de cariz popular, sobretudo vista agora à distancia, revela-nos a essência do povo português.  
A sua obra foi divulgada em jornais e revistas de que se salientam  as capas para o ABC com figuras femininas estilizadas, ao gosto dos anos 20, que competiam com outras imagens mais populares surgidas noutras revistas em que colaborou como na Ilustração, Diário de Lisboa, Contemporânea, Ilustração Portuguesa, Magazine Bertrand, entre outras.
Hoje, e adaptado à época natalícia, fica a imagem de um presépio feito por Jorge Barradas, em 1942, destinado a ser recortado e montado. Felizmente tal não aconteceu e ficou inteiro para poder ser mostrado. Feliz Natal.

2 comentários:

jose disse...

Belas recordações de um tempo sem regresso.
Boas Festas.
josé

Ana Marques Pereira disse...

José,
Desejos de Boas Festas para si e toda a família.