China. Dinastia Qing,
2ª metade século XVII,
CMAC, invº
373
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Designado em inglês «wine
pot» este objecto destinava-se ao uso de vinho de arroz na China. Conhecem-se
modelos deste tipo, em forma de pêssego, desde a segunda parte do século XVII.
Embora
possam ser polícromos, este modelo da CMAG, apresenta um vidrado uniforme de cor
roxa. Característicamente possuem dois ramos que saem da asas e do bico e que
terminam em três folhas de pessegueiro.
Não é esta a única forma de
apresentação dos bules para vinho que podiam apresentar-se com um aspecto de
bule convencional, embora mais frequentemente tivessem maiores dimensões ou
ainda tomarem a forma complexa de um letra chinesa.
O que caracteriza este tipo
de bule é o seu aspecto enganador. Aparentemente não possuem qualquer orifício
de entrada para o líquido e, contudo, quando inclinado ele sai. Isso deve-se a
um sistema de funil invertido colocado no interior do bule e em que a entrada
do líquido se faz pela base.
Um dos primeiros possuidores
deste tipo de bules para em Inglaterra foi William Cadogan, 1º conde de Cadogan (1675 - 1726), que chegou
mesma ao ter um bule deste tipo com a sua identificação. Por essa razão os
bules de chá com esta forma tomaram o nome de «Cadogan».
Meissen, 1725 |
No século XVIII já eram
feitos bules semelhantes na Europa e durante a primeira metade do século XIX
continuaram a ser feitos sobretudo em Inglaterra onde foram sempre muito apreciados.
Este último exemplar é
inglês, feito em Spode no 2º quartel do século XIX, e tive a sorte de o
conseguir comprar pela internet ao fazer a pesquisa sobre estes tipos de bule.
Os bules do século XIX apresentam diferenças em relação aos dos séculos
anteriores, pelas suas maiores dimensões, forma de pêssego mais dificilmente
identificável e bicos mais grosseiros. Ainda assim uma peça interessante para quem
não pode ter um do século XVII.
O gosto pelos vaso enganadores
existiu também em Portugal como podemos ver pelas bilhas feitas no século XIX
nas Caldas da Rainha ou, as bilhas de segredo de Bisalhães, ainda hoje
fabricadas.
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