domingo, 13 de abril de 2014

O restaurante e casa de chá «Vela Azul» em Caxias

Depois de algum trabalho e comparando as imagens do  google maps com o exterior visível nos postais consegui finalmente concluir que o Restaurante Vela Azul, em Caxias, se situava no local onde veio a ser construído o restaurante Mónaco.
Os livros comerciais que consultei confirmam que já não existia nos anos 60. Efectivamente o restaurante Mónaco foi inaugurado em 1956 pelo que o Vela Azul existiu na época de 1940-1950.
Deve ter sido inaugurado em 1946 porque é dessa data a decoração feita pelo arquitecto Filipe Nobre de Figueiredo (1913-1989). Este arquitecto esteve sempre muito vocacionado para o mar e para as actividades aquáticas, como a vela e a pesca, e chegou a construir uma embarcação em madeira. Foi também sócio fundador do Clube Naval de Cascais. Autor de vários projectos importantes, alguns com José Segurado, como o edifício do Vá-Vá e o Casino do Estoril, parece aqui ser apenas responsável pela decoração.
No exterior e a toda a volta do edifício podia-se ler, em grandes letras, «Restaurante - Vela Azul - Casa de Chá». E a lembrar novamente o nome existia no interior um grande barco com velas desfraldadas de que os postais, a preto e branco, não  permitem saber a cor. A imagem do barco fotografado sobre o balcão externo, que se vê também no interior na sala de refeições, faz parte de um conjunto de postais que nos revela o seu interior e o exterior.
Para além de funcionar como restaurante e casa de chá tinha também «quartos confortáveis com casa de banho e águas correntes quentes e frias», recomendado para passar férias com «comodidade, conforto e um bonito panorama» ou apenas para tomar qualquer refeição e «gosar ao mesmo tempo um lindo panorama».
Situado num local privilegiado e com uma decoração moderna para a época teve, no entanto, uma vida curta. 
P.S. Já depois de publicado o poste o meu pai disse-me que tinha estado em 1953 no «Vela Azul», embora referindo-se a ele como «Casa Branca». Na realidade este foi o seu nome anterior. Ambos os restaurantes foram da iniciativa de um galego Manuel (Manolo) Outurela Costa, que seria também sócio da Choupana. Nessa altura existia o projecto de unir várias casas da linha que incluíam as já referidas, o «English Bar» e o «Restaurante Aquário» célebre restaurante de marisco que ficava em Lisboa na Rua Jardim do Regedor. Nessa época Shegundo Galarza tocava na Choupana e no Vela Azul. Seria com ele que Manuel Outorela Costa iria fundar o «Mónaco» em 1956.

4 comentários:

José Leite disse...

D. Ana Marques Pereira

Permita-me que a felicite por este belíssimo artigo, que vem dar conhecimento deste antigo equipamento hoteleiro.

Certamente que 99,9999 ...% das pessoas, que como eu, sempre conheceram o restaurante "Mónaco" naquele lugar, desconheciam a existência do "Vela Azul", aqui tão bem recordado.

Os meus cumprimentos

José Leite

Manuel Tomaz disse...

Boas recordações! Embora passe na marginal muitas vezes, desconhecia a existência desse restaurante dos tempos mais antigos. Também o Mónaco acabou, vai ser substituído mas não sei ainda pormenores.
Cumprimentos,
Manuel Tomaz

Ana Marques Pereira disse...

José Leite,
Muito obrigada pelo seu comentário. É possível que algumas pessoas com mais idade ainda se lembrem dele.Cumprimentos

Ana Marques Pereira disse...

Manuel Tomaz,
Passei ontem em frente do Mónaco e está entaipado. As imagens do terraço do Vela Azul mostram bem como devia ser agradável estar calmamente a ver o mar ao fim da tarde.
Cumprimentos