quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Objecto Mistério Nº 39. Resposta: Ferro de passar com duas pegas

Este objecto intrigante deu-me muito trabalho, até porque não consegui encontrar um igual.
Penso tratar-se de uma variante do ferro a que os franceses chamam fer à ballonner. É um tipo de ferro em que o objecto destinado a alisar os tecidos se encontra na extremidade de uma haste, quer esta seja vertical ou horizontal. O “ferro” em si pode apresentar a forma de um ovo, esfera, cogumelo e, pelos vistos, de um cilindro.
Este tipo de ferro era aquecido e destinava-se a alisar os locais mais difíceis do vestuário, como os folhos ou as mangas em balão (daí o balloner que vem de ballon).
Os utensílios com pegas de madeira são do final do século XIX e entre elas encontram-se os que apresentam duas pegas, tal como o exemplar apresentado.
Esta forma cilíndrica poderia destinar-se a passar folhos ou fitas. Uma das variantes para passar as fitas era o ferro de haste vertical chamado girafa, em que ficava em cima a parte propriamente destinada ao alisamento.
A propósito deste tema, não posso de deixar de dizer que na minha busca por este tipo de objectos, descobri que hoje em dia as fitas se alisam com maior facilidade com um alisador de cabelo (também conhecido por Babyliss) do que com o ferro de engomar.
Não é que eu necessite frequentemente de passar fitas mas experimentei e fiquei admirada pela forma como nos adaptamos, de forma inteligente, às inovações tecnológicas.