sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Livro «Licores de Portugal (1880-1980)»

  
Capa da edição especial
Foi ontem o lançamento do livro «Licores de Portugal (1880-1980)» e agradeço aqui a todos os amigos que puderam estar presentes. Para os restantes gostaria de dar algumas informações sobre este trabalho.
Trata-se de uma edição de autora, uma vez que a minha editora não considerou que fosse um tema vendável. A minha opinião é a oposta e investi nesta obra uma boa parte das minhas economias que, com a ajuda de todos, espero recuperar.
Com a liberdade de autora/editora pude fazer uma livro ao meu gosto, sem restrições de imagens, em papel couché e com as imagens inseridas no texto. Assim o livro ficou quase com 300 páginas e é profusamente ilustrado.
Como bibliófila decidi também fazer uma edição especial de 50 livros numerados e assinados pela autora, com capa dura, neste caso branca, como o hábito dos monges, para contrastar com a cor cereja dos livros brochados e, nas duas modalidades, são vendidos a preço de crise.
O livro tem 11 capítulos onde são apresentados os seguintes temas:
A origem dos licores; Licores conventuais, Licores caseiros; Licores comerciais e Centros licoreiros portugueses; A Ginjinha. Um caso especial; O Granito de Évora; Antigas marcas de licores; Os objectos de consumo; O papel social dos licores; A rota dos licores lisboetas e uma extensa bibliografia.
Deixo aqui algumas imagens para ficarem com ideia do livro que, espero, tenha aceitação, uma vez que se trata de uma área completamente inexplorada e em que se abordam novos temas de características portuguesas como as garrafas de vidro figurativas e os rótulos de licor.
Muito do material usado para o livro está patente na exposição do Centro de Artes Culinárias e sobre ela falarei mais tarde, logo que tenha fotografias de qualidade.

3 comentários:

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Ana, estive presente na apresentação, que correu muitíssimo bem. O livro é lindíssimo e, estou certa, de grande qualidade em termos de escrita, documentação e pesquisa, idêntico ao que nos tens habituado. Está na minha mesa de cabeceira, preparado para ser lido.

A exposição merece uma visita demorada. A profusão de garrafas, rótulos, copos e licores e´extraordinária.

Parabéns, minha amiga, e muitas felicidades para este livro, que bem merece(s).

Ana Marques Pereira disse...

Sofia,
Obrigado pelo teu carinhoso comentário. Espero que gostes do livro. Aconselho-te a lê-lo depressa porque vais lá encontrar uma surpresa.
Não me esqueci das tuas actividades paralelas.
Um bj

Miguel Santos disse...

Bom dia Ana Marques Pereira,

Antes de mais, deixei-me parabenizá-la pela sua iniciativa.
Gostaria de saber se ainda dispõe para venda de algum dos 50 exemplares numerados. Se sim, gostaria de saber como poderei adquiri-lo.
Caso não tenha nenhum exemplar da edição especial, gostaria de adquirir 1 "normal".
O meu e-mail é: santoam4@vodafone.pt
Desde já muito obrigado.
Cordiais cumprimentos,

António Miguel Santos