sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Publicidade ao licor do Duplo Centenário Âncora

 
Nem sempre é fácil associar um original publicitário à sua reprodução. Neste caso, calhou encontrar um anúncio ao «Licor Duplo Centenário» da Fábrica Âncora no catálogo da Exposição do Mundo Português. Secção Colonial, da autoria de Henrique Galvão e tendo o original, foi fácil.
 
No entanto, pequenas letras escritas a lápis no cimo do desenho, indicam que devia destinar-se também ao Diário de Noticias. O desenho, feito a tinta da china e guache, não está assinado e nele está escrito que licor nacional se destinava a «comemorar condignamente a Fundação e a Restauração de Portugal». Ficava assim explicado a que se destinava: às grandes comemorações que tiveram lugar em 1940 e que culminaram com a Exposição do Mundo Português, um lugar a que, se tivessemos uma máquina do tempo, todos queríamos voltar. 

Leopoldo Wagner, o fundador da Fábrica Âncora, fez sempre gosto em estar presente com os seus produtos, em exposições onde ia acumulando prémios.  Em 1932 tinha já participado na Exposição Colonial que teve lugar no Porto, em 1932, no Palácio de Cristal, com um pavilhão privativo de licores e xaropes, que foi fotografado em exclusivo pela Fotografia Alvão, Lda, e que valeu a Domingos Alvão um Diploma, tendo-lhe sido atribuído o grau de cavaleiro da Ordem Militar de Cristo pelo Presidente da República, General Carmona. 

Este «Licor do Duplo Centenário da Fundação da Restauração de Portugal - 1640», que repetia o gosto pelo historicismo já anteriormente demonstrado pela firma, foi no entanto registado já em 1938. 

No rótulo surgia, em substituição da insígnia de Fornecedores da Casa Real, a denominação «Fornecedores da Presidência da República». Isso mesmo ficou expresso nas duas placas ainda hoje existentes no antigo local da loja na rua do Alecrim, em que, as duas placas em ferro ostentam cada uma delas a diferente designação.
  
PS.

Este poste, antecede a publicação do livro «Licores de Portugal (1880-1980», que se encontra no prelo e que explica a minha pouca disponibilidade de tempo para o blog. É um pequeno aperitivo para o tema, sobre uma bebida usada após a sobremesa. 

1 comentário:

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Pois tinha-me escapado, o que é imperdoável!
Aguardo notícias mais precisas para fazer a competente divulgação.
Bjs