segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A batedeira Rührfix Original

  
Na revista German Exporter de 1957 aparecia publicitada a batedeira Rührfix como sendo a ideal para a dona de casa para a preparação de natas batidas, maionese, claras de ovos, massas, etc.
O modelo original era em plástico com a tampa em baquelite, mas nesta data existia já com o copo em vidro. 

A parte superior permitia, retirando o manípulo, fazer sumo de laranja e, presumo, que a peça mais pequena se podia inserir na abertura superior e fazer sumo de limão. Na tampa, uma parte mais elevada em forma de rim, destinava-se a deitar o azeite a pouco e pouco para fazer maionese. 

Esta revista foi editada durante a Feira Internacional de Artes Domésticas que se realizou em Colónia de 6 a 9 de Setembro de 1957 e em que estiveram presentes vários expositores estrangeiros, num total de 80, nenhum deles português, infelizmente.

 Num outro número de 1958 do German Exporter fomos encontrar um outro anúncio ao Rührfix. Desta vez era apresentado um “familiar” do «Original Rührfix», o «Rührfix Handy» de menores dimensões e base oval, destinada a pequenas casas. 

O ano de 1958 foi excepcional para exposições podendo-se registar a Exposição Universal de Bruxelas, simbolizada pelo Atomium, que teve lugar entre 17 de Abril e 19 de Outubro, a Exposição Industrial de Berlim, de 13 a 28 de Setembro e a Feira Internacional de Franckfurt de 7 a 11 de Novembro. Era neste tipo de exposições que se apresentavam os novos aparelhos domésticos e os modernos electrodomésticos, numa época em que as preocupações com a tecnologia doméstica estava ainda no auge.


Sem comentários: