segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Convite para a exposição «Espírito dos Licores. Arte e Tradição»

 Aqui fica o convite para a exposição cuja temática abrangente será a dos licores sem, evidentemente, esquecer a nossa apreciada ginjinha.

A inauguração será no dia 7 de Novembro às 18 horas e os focos da mesma seguem aproximadamente os principais capítulos do livro «Licores de Portugal (1880-1980)» cujo lançamento será na mesma altura.

Assim, poderão ver os seguintes núcleos: licores conventuais, licores caseiros e licores comerciais. De entre estes últimos serão mostrados elementos pertencentes às antigas fábricas, com relevo para a Fábrica Âncora, mas também das principais produtoras actuais.

Uma parte importante da exposição será dedicada às garrafas de licor que apresentaram curiosas formas, como as figurativas pintadas e não pintadas, as historicistas, as geométricas e as decorativas. Tal como os rótulos das antigas fábricas, são características destas bebidas, aparecendo com cores vivas e motivos ingénuos e simples, muitas vezes imbuídos de humor.

Os acessórios de utilização para o serviço de licores terão também uma presença marcante, com as suas formas variadas, que evoluíram a partir do século XVIII. O grande predomínio acentará nas peças da primeira metade do século XX, em que se tornaram mais comuns, e um serviço indispensável em todos as casas burguesas, no período que seguia ao jantar: a fase do «café e licores».

Alguns documentos publicitários, como objectos de oferta ou simples papéis (ephemera) serão também expostos, de forma a completar a informação sobre este tema que até ao momento não têm suscitado grande curiosidade pela parte dos investigadores.
Todos eles serviram para completar a informação para o livro «Licores de Portugal» de que publicarei o convite nos próximos dias.


Sem comentários: