domingo, 7 de outubro de 2012

Em boa hora fui à feira

 O título deste poste veio-me à cabeça quando me recordei de um livro de infância «Em má hora foi à Feira», da colecção Tonecas. A história contava as desventuras de Zé Gaspar, um saloio ganancioso, que ia à feira vender o seu porco «Chiquito». O que se passava a seguir deixava o meu irmão às gargalhadas, embora eu lhe achasse menos graça.

Bolo do Tortozendo

Hoje porém é da Feira de S. Miguel que referi no poste anterior que eu lhes quero falar.

Fui a meio da manhã para fazer umas compras e ver se encontrava covilhanenses. Encontrei um amigo meu de infância a quem tive de perguntar o nome e que não me identificou de início. Coisas que acontecem quando as pessoas não se vêem há mais de trinta anos.

Como sempre acontece em Portugal as bancas ainda não estavam todas instaladas. Isso contudo não me impediu de fazer boas compras.
 Comecei por comprar uns enchidos com muito bom aspecto, pastéis de molho com um ar apetecível e um bolo do Tortozendo. É claro que este não me vai saber como o da minha infância, a própria vendedora me disse que nunca mais ninguém conseguiu fazer este bolo como o homem que os fazia no Tortozendo e que morreu com o segredo.
Comprei uma réstia de alhos e de cebolas que como podem ver se metia pelos olhos.
Comprei ainda dois queijos caseiros feitos na região do Fundão. São queijos de mistura curados feitos em Alcaria por Vasco Machado dos Santos e vendidos por uma simpática Paula Serra. Um deles foi o melhor queijo que comi nos últimos tempos e só a preguiça me impede de lá voltar e comprar mais queijo.

 Para manter este espírito beirão fiz um almoço com ervilhas tortas, ovos escalfados e enchidos que estava delicioso.
 É muito feio ser invejoso!.

10 comentários:

Anónimo disse...

Realmente fez boas compras e então o prato de ervilhas tortas está de apetite.Bom proveito!
José

Ana Marques Pereira disse...

José,
Obrigado. Folgo tê-lo de volta. É bom sinal.
Um abraço

Anónimo disse...

...e não se convidam os amigos para um almoçareco como há-d'haver poucos?

Miserere nobis...



Pauper Salvador

Lubélia disse...

Soube deste blog através do blog cinco sentidos na cozinha e amei tudo.Parabéns, em especial o tópico da tapioca.Gostaria de te mandar a tapioca que encontramos no supermercado aqui no Brasil e te mandar a receita de como a preparamos aqui, recheada com leite condensado e côco,ou carne em uma versão salgada.Lamento não poder receber atualizações por e mail,mas estarei passando por aqui regularmente.Abraços e mais uma vez parabéns

Ana Marques Pereira disse...

Salvador,
Estava delicioso.Há sempre outra oportunidade. Dá notícias sem ser por mail. Assim não almoças.

Ana Marques Pereira disse...

Lubélia.
Obrigado. Se quizer envie-me as receitas para o mail garfadasonline@gmail.com
Quanto a avisar dos postes por mail tenho que pedir ajuda porque não sei fazer isso. Mas pode inscrever-se no facebook e recebe informações sobra as publicações.
Um abraço

Teresa Pinto disse...

Vim parar ao seu blog por acaso e não é que dou com um post sobre a Feira de S. Miguel...Sou do Tortosendo ainda que viva em Lisboa há alguns anos. Tenho excelentes memórias da feira, do largo onde antes se realizava (junto ao jardim público) do caldo verde com chouriça, do cheiro da sardinha assada na broa e do arroz doce. Esta ementa era obrigatória em dia de feira.As pessoas faziam verdadeiras romarias para comprar as nozes, as cebolas, o feijão, os cabazes de verga, as passadeiras de ourelos e tantas outras coisas.
O bolo do Tortosendo, conhecido por bolo da Festa, por ser próprio da 2ªfeira da Páscoa, era maravilhoso quando o fazia o sr. António do Bolos, já falecido. Este senhor dedicou toda a sua vida ao fabrico destes bolos no Forno (designação do lugar onde amassava e cozia os bolos).
Obrigada por falar da feira de S. Miguel, do Tortosendo e de me dar a oportunidade de mostrar saudades de lugares e de pessoas que fazem parte da minha história.
Teresa Laço Pinto

Ana Marques Pereira disse...

Teresa Pinto,
Ainda bem que a fiz reviver essses momentos de infância.
Gostaria de falar mais tarde no Bolo do Tortozendo. Se tiver mais informações agradeço que me escreva para o mail do blog garfadasonline@gmail.com.
Obrigada

Jão Costa disse...

A imagem do Bolo do Tortosendo não está correcta, pois o Bolo da Festa não tem cobertura de açúcar granulado. Aquela imagem corresponderá certamente ao Bolo Doce também feito no concelho de covilhã

Ana Marques Pereira disse...

Jão Costa,
Tem toda a razão. Eu comi Bolo do Tortozendo durante anos ao pequeno almoço. Quando vim para Lisboa os meus pais enviam-me Bolo do Tortozendo para Lisboa. Este foi vendido como Bolo do Tortozendo, mas como sabe a pessoa que o fazia bem já morreu e agora é feito sobretudo no Fundão. Mas a massa e consitencia era de Bolo do Tortozendo.