domingo, 28 de outubro de 2012

Uma geleira quase centenária

Este tipo de caixas para fazer gelado foram feitas em Inglaterra na década de 1920-1930 pela empresa Beldray.

A firma foi fundada em 1872 por Walter Smith Bradley, a que se seguiram os seus filhos Herman e Hector. O nome da empresa era um anagrama do sobrenome da família (Bradley) e o logotipo apresentava um sino (Bell) sobre um carro de transporte, cujo nome antigo era «dray».
Começaram por fabricar baldes, leiteiras e outros utensílios com fins domésticos e agrícolas. Num segundo período produziram objectos decorativos, em metal, como por exemplo jarras arte-nova. Foi após a 1ª Guerra Mundial que a sua produção se modificou e foi nessa época que foi feita esta geleira. Durante a 2ª Guerra Mundial a sua produção iria novamente mudar para acompanhar o esforço de guerra e produzir material bélico.
Esta geleira destinava-se a fazer gelados e apresentava-se em quatro tamanhos. Tem duas tampas, uma na parte superior onde se metia a mistura para gelar, como se fosse um termo, e em baixo tem uma outra tampa que dá acesso a um compartimento onde se introduzia o gelo picado e sal. A mistura do gelado devia ser mexida cada dez minutos e ao fim de 30 minutos o gelado estava pronto.
A caixa podia também ser usada para colocar frutos ou sandes e ser transportada por exemplo para um pic-nic.

Nos Estados Unidos foram também produzidas caixas muito semelhantes pela Auto Vacuum Freezer Co, Inc New York, entre 1912 e 1923.
Foi ao tentar encontrar uma ligação entre as duas empresas que descobri uma figura interessantíssima: Beulah Louise Henry (1887–1973) que foi uma inventora americana e uma mulher muito moderna para o seu tempo. Registou pelo menos 49 patentes e criou mais de 100 invenções. O número de invenções que concebeu foi tão grande que passou a ser designada como a «Srª Edison». A sua primeira invenção, em 1912, foi precisamente o «vacuum ice cream freezer» (Patente US 1037762). Este modelo foi comercializado em Inglaterra e nos Estados Unidos e daí o nome comum.
Nos Estados Unidos, imagens deste modelo apareceram num famoso livro de cozinha o «Boston Cooking School Book» escrito por Fannie Merritt Farmer, em 1923 e que se tornou um clássico nesse país.
O exemplar aqui apresentado veio de uma casa portuguesa e ignoro como terá vindo parar ao nosso país. No rótulo que apresenta na sua face anterior está escrito em inglês: «Uma necessidade em todas as casas» e do outro lado:«Um prazer usá-lo». Provavelmente tratar-se-ia de grandes apreciadores de gelado.

Sem comentários: