quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Há uma linha que une o Palm Beach e a Tágide

Na década de 1940 as zonas de Estoril e Cascais fervilhavam de actividade. Aí chegavam e viviam, durante algum tempo, refugiados internacionais que fugiam à guerra. Numa época em que Portugal se tornou um centro de espionagem era aqui que se concentrava a fina flor da aristocracia, onde se incluíam reis e príncipes, mas também magnatas ou outros industriais. Procuravam um país em paz, numa Europa turbulenta e Portugal transformou-se num destino mítico. Acompanhando a moda vieram depois figuras importantes ligadas a outras áreas, como a do cinema ou da escrita.
Esta internacionalização levou ao desenvolvimento de novos hotéis e de restaurantes modernos na que chamamos «a linha».

Falamos hoje do Palm Beach, restaurante e boite, como então se dizia[i], onde se organizavam bailes com orquestras, que tinham lugar também no Casino.

Situado na Praia da Conceição, em Cascais, começou a sua actividade na década de 1940. Há um pedido de registo da marca «Palma Beach» feito em Setembro de 1943[ii], mas não consegui confirmar se corresponde a este estabelecimento.
É provável que o Palm Beach pertencesse aos mesmos donos da Tágide, um restaurante que tinha também espectáculos de «music-hall». Este último, em 15 de Maio de 1958, promoveu um espectáculo no Coliseu do Porto, onde estiveram entre outros Madalena Iglésias.

Mas pela Tágide passaram artistas como Charles Aznavour, ainda jovem, e outros.
Numa ementa do Palm Beach de 1978 encontrámos entre os batidos duas variedades: «Tágide» e «Palm Beach».
Por outro lado, na contracapa do programa de music-hall de 1958 constata-se uma publicidade explícita aos dois locais: «Se almoçar no Palm Beach jantará no Tágide». O primeiro é designado como «restaurante- bar-boite» e o segundo como «boite de nuit-restaurante de luxo».
Em comum, ambos os locais eram servidos por um dos grandes distribuidores de vinhos dos anos 40, A. Serra Campos Ferreira[iii] que, em publicidade publicada no programa de music-hall, nos revela as mesmas bebidas que eram vendidas na Tágide.

Diário Popular 5/11/1960
Campos Ferreira teve grande actividade comercial em várias empresas[iv], tendo vindo a casar com a filha de Elpídio Martins Semedo, fundador da Semedo & Filhos que viria a dar origem às Caves do Solar de São Domingos, ainda hoje existentes na Anadia.
Campos Ferreira á direita, com Guilherme Pereira de Carvalho ao centro e Jacques Dutailly, no Faia, em 8/1/1953

Numa das fotos a que tive acesso Campos Ferreira aparece com Guilherme Pereira de Carvalho, uma interessante figura do tempo de Salazar e que trabalhou no Secretariado da Propaganda Nacional, com António Ferro. Foi responsável pela vinda de vários artistas internacionais a Portugal e é aqui que entra Campos Ferreira, que surge ligado a artistas que actuaram na Tágide, numa ligação que não me é possível comprovar de outra forma.
O restaurante Tágide sofreu uma transformação profunda em 1973 perdendo-se os elementos que permitiriam completar este puzzle. Novamente alterado em 2007 mantém-se em funcionamento activo, mantendo a soberba vista sobre Lisboa.

Quanto ao Palm Beach, que chegou a fazer com a que a «Praia da Conceição» mudasse o nome para «Praia do Palm Beach», manteve-se uma discoteca de sucesso nos anos 60 e 70. Foi depois um local de musica rock por onde passaram muitos DJ, até que ficou abandonado no início do século XXI. Já neste século transformar-se-ia na "Pizzaria Capriciosa".
Em definitivo, rompia-se a linha invisível que os ligou nas décadas de 40 a 70.



[i] Boite foi a designação que se usou para designar os locais dançantes até há cerca de 5-10 anos. A palavra discoteca que hoje se usa destinava-se a lojas de venda de discos.
[ii] Publicado no Boletim da Propriedade Industrial por Palm Beach Company. em Setembro 1944.
[iii] Juntamente com J. A. da Costa Pina; J. Cândido da Silva, A. L. Simões e Pina; J. Nunes da Silva e Vinalda, numa época em que por Lisboa faziam escala as tropas americanas a caminho dos Estados Unidos.
[iv] Foi sócio gerente da Semedo & Filhos, Lda, da Fábrica de Licores Mundial, da Sociedade Comercial Reicarrera, Lda e da Sociedade Comercial Semira, Lda.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou Sócio Honorário da Tágide (Ret), título a que faço jus por força dae anteriores (antigas) criações e intervenções imaginativas, conjuntamente com ensaios de dançamento e apoio e aplauso a espectáculos de variedades em que inetrvieram destacados cantores e ilusionistas, malabarista e fadistas; aldarabilhas e outros artistas.
Uma Casa da Memória de Lisboa!

Salvador

PS
O PalmBeach era bonito mas era coisa ligeira, para principiantes e meninas em pricípio de carreira