domingo, 5 de fevereiro de 2012

Objecto Mistério Nº 28. Resposta: Saca-rolhas e tira-cápsulas

As imagens que mostram o objecto mistério desmontado dão já a resposta.
Dentro da cabeça esconde-se um saca-rolhas e na base, sem que para a sua utilização haja necessidade de o abrir, encontra-se um tira-cápsulas. É portanto um objecto de uso no bar, podendo evidentemente servir como objecto decorativo, atractivo pela sua estilização.
Na base tem uma marca «Barbeitos - Portugal». Não encontrei qualquer informação sobre a mesma mas não descarto a hipótese de, de algum modo, estar relacionada com o escritor Arlindo do Carmo Pires Barbeitos. Nascido em Angola em Catete, em 1940, veio para Portugal aos 17 anos. Aos 21 anos, por razões políticas, partiu para França e posteriormente para a Alemanha onde se veio a formar em Antropologia e Sociologia. Em 1975 regressou ao país natal e leccionou na Universidade de Angola. A sua obra poética é extensa e traduz a sua aproximação à cultura tradicional africana.
Não encontrei nenhuma referência à sua actividade em qualquer outro ramo artístico, na área do desenho ou da escultura, mas olhando para esta imagem africana, com imensa pujança, penso que pode de alguma maneira ter sido influenciada pela sua obra.
Sei que estou a arriscar muito com esta suposição mas conto com a colaboração do conhecimento dos que me lêem. Talvez alguém tenho uma informação adicional que possa esclarecer completamente este mistério.

1 comentário:

Carlos Caria disse...

Ana, hoje ao falar com um entendido em armaria militar, também se falou no Barbeito como casa provavelmente de fundição de Lisboa, dado existirem pequenos canhões com a marca Barbeito-Portugal e igualmente Barbeito-Lisboa, sendo esta mais antiga.
Fica no ar de novo a dúvida sobre quem foi o Barbeito, ou a casa Berbeito.
Abraço
Carlos Caria