domingo, 18 de julho de 2010

Um catálogo dos "Grandes Armazéns Herminios"

De um extraordinário lote de catálogos comerciais, que o meu fornecedor mais habitual me arranjou, seleccionei hoje o de “Os Grandes Armazéns Herminios”.
Este estabelecimento comercial foi construído no Porto no local do antigo Teatro Baquet, nome que se deveu ao seu fundador António Pereira Baquet e que foi inaugurado em 1853. Um grande incêndio, em 20 Março de 1888, destruiu-o completamente. Foi um dos grandes armazéns portugueses, a par do Grandela e do Chiado, influenciados pelos grandes armazéns parisienses, como o Bon Marché, que foi o primeiro grande armazém construído em Paris. Com início em 1852 foi alterado em 1878 pelo arquitecto L. A. Boileau e pelo engenheiro Gustave Eiffel. A introdução dos novos conceitos do uso do ferro e do vidro na arquitectura levou à construção de uma armazém luminoso, com cúpula de vidro central e grades de ferro circundando cada piso e deixando um espaço central, modelo que viria a servir de inspiração para vários outros edifícios comerciais. Os Grandes Armazéns Herminios eram na altura o maior estabelecimento comercial do Porto, visitado pela melhor sociedade. Tinham entrada pela Rua 31 de Janeiro e pela Rua de Sá da Bandeira.
Não consegui apurar quem foi o seu fundador mas sei que Henry Burnay (1838-1909), o financeiro que era chamado na imprensa "O Senhor Milhão" e a quem D. Luís, em 1886 , concedeu o título de Conde de Burnay teve, entre outras actividades, participação na exploração dos Grandes Armazéns Herminios. Em 1894 a casa tinha já um moderno sistema de iluminação, ainda antes de o mesmo ser introduzido nos Grandes Armazéns Grandela de Lisboa, o que foi motivo de regozijo para a cidade do Porto.
Não sei dizer quando fecharam estes armazéns mas existem catálogos, pelo menos, até 1918.
Este catálogo é de Outubro de 1911, data em que tinha sido nomeada uma nova direcção para os Herminios, ficando como Director-gerente o sr. L. Hubert.
O catálogo incluía os modelos de confecção para senhora, homem e criança, roupa branca para senhora e criança, camisaria, perfumaria, sapataria, papelaria, passemanaria, faianças e porcelanas, artigos para cozinha e casa, etc. É interessante notar que vendiam também postais ilustrados, de edição própria, que são hoje objecto de coleccionismo.
Proximamente darei a conhecer outros catálogos destes e de outros grandes armazéns.

6 comentários:

Carlos Caria disse...

Curioso, como as informações e as Grandes Casas se cruzam neste mundo internetico.
Tenho por cá três copos de àguas das termas da minha colecção, que seriam de oferta aos clientes dos estabelecimentos Herminios no Porto, e, que lhe vou enviar.
Abraço amizade
Carlos CAria

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Obrigado. Vou pôr as suas fotos no próximo post.
Um abraço.

Ana Maria Job disse...

Oi Ana!Me desculpa a "cegueira",mas para qual e-mail posso te enviar uma mensagem e fotos.

Ana Marques Pereira disse...

Ana Maria Job
Pode contactar-me através do e-mail do blog que é:

garfadasonline@gmail.com

Obrigada. Fico a aguardar notícias. Um abraço.

Flávio Texeira disse...

Ola Ana

Seria possivel arranjar-me a ultima imagem pfvr? mais ampliada... Tem imensa porcelana da Vista ALegre vendida la...

Obrigado

Ana Marques Pereira disse...

Flávio Teixeira,
Vou procurar o catálogo e repetir e fotografia. Brevemente envio-lhe.
Cumprimentos