sábado, 20 de março de 2010

Os meus frascos de Bovril

O Bovril é a marca registada de um extracto de carne salgado usado, após diluição com água quente, como bebida alimentícia.
Foi desenvolvido em 1870 por John Lawson Johnston, um comerciante de carnes de Edinburgo.
Quando Napoleão invadiu a Prússia, sentiu a necessidade de criar formas alternativas para alimentar o seu exército. Encomendou então, um milhão de latas de carne para alimentar os seus soldados. O escocês que aceitara a encomenda, John Lawson Johnston, não conseguiu arranjar no seu país quantidade suficiente de carne para esse fim, pelo que desenvolveu um extracto de carne, então chamado «Bife líquido Johnston», que mais tarde tomou o nome de Bovril.
No ano seguinte milhares de lojas começaram, em Inglaterra, a vender este extracto e em 1889 criava-se a Companhia Bovril. O sucesso foi tal que em 1909, em Londres, em Picadilly Circus, havia anúncios eléctricos ao Bovril.
Ainda hoje o Bovril é feito em Burton upon Trent, em Staffordshire e é distribuído pela Unilever, continuando a ser exportado. Tudo isto nos parece muito moderno para época, mas na realidade já em 1865 tinha surgido um outro extracto de carne da marca Liebig. E se recuarmos ainda mais, podemos constatar que, nos nossos registos da Casa Real, no século XVIII, havia referências ao «molho de jus».
Era um pleonasmo, uma vez que «jus» já significava o suco que sai da carne.
Explicando de forma simples corresponde ao molho que a carne liberta ao ser assada, após retirar a gordura. Fervido e reduzido dá um molho concentrado. Mas podia também ser feito pela fervura lenta em utensílios próprios para o efeito, fechados, em que a carne fervia muito lenta e demoradamente. Em França, no século XVIII a palavra «restaurant» significava um caldo de carne concentrado. Era um termo médico, no sentido em que restaurava a saúde. Passou a ser vendido nas ruas, por vendedores ambulantes, que apregoavam o seu produto. Seria essa palavra que iria dar nome ao local externo ao domicílio onde hoje se servem refeições.
O Bovril foi sempre vendido em frascos de vidro de cor castanha, provavelmente para a luz não adulterar as qualidades do liquido. Os frascos aqui apresentados foram comercializados para o mercado português e eram inicialmente vendidos em farmácias. São garrafas do início do século XX com um corpo bojudo e gargalo alto e largo. Apresentam letras moldadas com as palavras «Bovril Limited» e a quantidade em onças, em ambas as faces.
O meu primeiro contacto com o Brovil foi há mais de 20 anos. Visitei uma amiga minha francesa e em vez de me oferecer um chá, ofereceu-me Bovril. Foi um choque para mim e para as plantas de um vaso próximo, que devem ter ficado fortalecidas. O seu gosto não faz parte dos nossos hábitos e só posso recomendá-lo como experiência.
No entanto esta bebida continua ainda hoje a ter os seus apreciadores, tanto em França como em Inglaterra e o mesmo sucede na Malásia, em Singapura e na China.

9 comentários:

T disse...

Ena, Também tenho o Bovril:)

T disse...

http://diasquevoam.blogspot.com/search?q=bovril

A primeira não é: mas todos os outros posts são:)
Era famoso em Portugal.

Ana Marques Pereira disse...

Olá T,
Já vi os seus anúncios e o frasco de Bovril. Obrigado por me chamar à atenção. Um abraço.

Ana Maria Job disse...

Olá Ana!Estive ausente por um tempo ,mas sempre pensando:Que novidade estará Ana preparando em seu blogger?Agora estou entrando rapidamente.Olharei tudo com calma depois e me pronunciarei.Te preparo uma surpresa também.Só não sei, se posso colocar fotos nos comentários. Não fiz meu blogger ainda.Abraço.

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Realmente, deve ser um espanto... para as plantas.
Excelente post, mais uma vez.

Ana Marques Pereira disse...

Olá Ana Job
Bem vinda. Se quizer mandar alguma foto é melhor para o e-mail garfadasonline@gmail.com.
Obrigada. Um abraço

Ana Marques Pereira disse...

Olá Sofia,
Já tinha saudades tuas. Tenho tido pouco tempo livre. Um grande Bj

Anónimo disse...

Olá Ana Maria,
parabéns pelo blog...está mto bom!
Já falei com o meu amigo e ele vai contactar-te brevemente, ok?
Bjinhos
Paula

Ana Marques Pereira disse...

Paula,
Obrigada pelas tuas palavras e pelo contacto. Bj.