terça-feira, 30 de março de 2010

O menino da TODDY

Hoje em dia as empresas recorrem às chamadas figuras públicas ou até a artistas famosos para a promoção de produtos. Exemplo disso é o caso de sucesso obtido pela Nexpresso em que participou na publicidade George Clooney. O êxito de vendas levou á criação de novos spots publicitários, com histórias diferentes, mas em que se mantinha a imagem de marca, transmitida pelo famoso actor.

Já anteriormente a Lux tinha obtido um grande sucesso ao utilizar, na sua divulgação, várias estrelas de cinema e frase comum: «Nove em cada dez estrelas de cinema usam LUX». Havia aqui uma mensagem subliminar de que, se as mulheres mais bonitas o usavam, a mulher comum ao usá-lo se podia tornar mais bela.
Mas antes de existirem “embaixadores de marcas” existiam mascotes publicitárias. Um boneco ou a imagem de um animal eram os mais utilizadas. Veja-se o exemplo do boneco da Michelin, ou do coelho rosa das pilhas Duracell, mas também de figuras humanas como o homem de cabelo branco da Quaker Oats ou, no caso aqui apresentado, o menino da Toddy. Este menino de boina branca com as letras TODDY a encarnado nele escritas, espreitava a cabeça nos anúncios ou aparecia de corpo inteiro. Pretendia dar a imagem de uma criança saudável e era essa a sua mensagem: aquela bebida fortalecia e era boa para a saúde.

A sua representação em boneco de plástico é extremamente rara. Penso tratar-se de um boneco em celulóide, um termoplástico que foi muito usado em brinquedos, até aos anos 50. A sua fragilidade fez com que muitos desses objectos não chegassem aos nossos dias em boas condições. Este que consegui tem, como podem ver, fracturas na cabeça e faltam-lhe as extremidades dos pés. Mas provavelmente não vou encontrar outro, pelo que não hesitei em adquiri-lo.

A imagem do menino Toddy, de autoria desconhecida, não resistiu ao tempo. Após a aquisição pela Pepsico, em 2003, a marca decidiu apostar numa nova imagem publicitária e passou a usar uma vaca estilizada como mascote.
Nos anos 80, o produto apresentado em bebida líquida levou à criação de um novo ícone publicitário: o Toddynho, criado pela empresa Mc-Cann-Erickson, para o mercado brasileiro.
Hoje o menino da Toddy só se cruza connosco em momentos raros, como este.

9 comentários:

Carlos Caria disse...

Ah já agora em jeito de informação o mascote da Michelin chamase BIBENDUM.
Boa Pascoa.
Carlos Caria

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Obrigado pela sua informação. Uma Boa Páscoa também para si.

Anónimo disse...

Pois é, daí também ficou a expressão "bébé Nestlé" para significar um bébé com ar saudável e rechonchudo, como aparecia na publicidade das farinhas lácteas Nestlé. Nos anos 50, para acompanhar esta publicidade, as farmácias tinham na montra um boneco de celulóide, grandalhão, de olhos azuis e bochechudo, como para dizer: este é alimentado com papas Nestlé. Por acaso, a minha mãe conseguiu um desses bonecos, que fez as delícias da minha infância e que eu, na altura, baptizei de "Joãozinho". Ainda hoje existe e está impecável.
Isabel Kiki

Ana Marques Pereira disse...

Isabel Kiki,
Guardaste esse segredo de mim. Tens que me apresentar o Joãozinho para eu lhe tirar uma fotografia.
Bj. Uma Boa Páscoa.

respigadores disse...

É genial o boneco.

Unknown disse...

Eu tenho alguns desses bonecos promocionais,se por acaso voce quiser posso te mandar fotos deles,E tenho quase certeza que sua resposta vai ser nao,mais tenho que tentar,tem interesse em vender esse boneco toddy ? Abraços

Unknown disse...

Eu tenho alguns desses bonecos promocionais,se por acaso voce quiser posso te mandar fotos deles,E tenho quase certeza que sua resposta vai ser nao,mais tenho que tentar,tem interesse em vender esse boneco toddy ? Abraços

Ana Marques Pereira disse...

Andre Petrachini,
Teria muito gosto em receber as fotografias de outros bonecos promocionais que tenha. Se quizer pode-me enviar para o mail garfadasonline@gmail.com
Quanto á venda do menino Toddy está fora de questão. Gosto muito dele. Obrigada. Um abraço

Unknown disse...

puxa alguem sabe informar onde encontrar esse boneco ?abraços
coleciono outros tipos d e bonecos promocionais , caso alguem queria vender...abraços.
alesandrocastro@hotmail.com